Um indivíduo, identificado por Lemos Buleque, fazia-se passar por trabalhador do Banco de Moçambique (BM) para burlar cidadãos a partir de um falso anúncio de vagas do quadro de pessoal, na cidade de Maputo.
O banco avança que o burlador, usa um endereço electrónico:
www.sitesdemoçambique.com/bancos/bancodemoçambique/76. Após a manifestação de interesse, os candidatos são contactados telefonicamente pelo malfeitor e instruídos a efectuar depósitos de valores monetários numa conta por si identificadas para posterior entrega de documentos de candidatura no Banco de Moçambique.
Segundo um comunicado, o banco central distancia-se desse acto e diz que os concursos de quadros de pessoal são sempre divulgados nos jornais de maior circulação no país e que em nenhum momento faz cobranças monetárias.
Por fim, o Banco de Moçambique avança que já accionou mecanismos apropriados junto das autoridades da administração de justiça e declina toda e qualquer responsabilidade por quaisquer actos praticados pelo falso trabalhador, recomendando ao público à intensificação das medidas de prevenção de burlas e outras fraudes praticadas com recurso aos meios tecnológicos.