Politica Nyusi diz estar pronto para dialogar com Dlhakama

Nyusi diz estar pronto para dialogar com Dlhakama

O Presidente da República, Filipe Nyusi, reiterou ontem estar aberto e em prontidão para dialogar com o líder da Renamo, de modo a ultrapassar o actual impasse político entre o Governo e a “Perdiz”.

Falando ontem à margem do dia 3 de Fevereiro, dia dos Heróis Moçambicanos, em que se assinalam 46 anos do assassínio de Eduardo Mondlane, fundador e primeiro presidente da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), Nyusi realçou que a única arma que o seu governo tem para confrontar as ameaças do líder da Renamo em criar a região autónoma nas zonas Centro e Norte do país é o diálogo.

Na mesma ocasião, o estadista apelou à paz, reconhecendo que ela é a única forma que faz viver e desenvolver Moçambique, sobretudo para a consolidação da unidade nacional.

Para o estadista, as declarações contrariam o desejo do povo de manter a paz e a unidade nacional, “pois o diálogo é a única arma que o governo tenciona usar contra estas declarações que apenas incitam violência e divisão do país”, disse.

“Eu estou pronto, mesmo agora estou preparado, porque o povo tem que ter a certeza que nós vamos viver em paz. Agora mesmo, se houver possibilidade, já dei sinal de prontidão para podermos falar. Só falando é que nos vamos entender”, disse explicando que através da conversa, pode-se chegar às conclusões sobre o que é útil para os moçambicanos.

Recomendado para si:  MDM apela a reforço da justiça para combater corrupção em Moçambique

Tal-qual-mente, “esta é a grande arma que vamos usar – dialogarmos e falarmos entre moçambicanos”.