O Moza Banco, uma instituição bancária, no quadro da sua iniciativa de responsabilidade social, entregou na última sexta-feira formalmente a Escola Primária Completa “A Luta Continua”, na cidade de Maputo ao Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano.
A entrega decorre após o processo de reabilitação e pintura financiada por esta instituição bancária, com a intervenção de seus parceiros.
Orçadas em cerca de um milhão de meticais, as obras foram financiadas pelo Moza Banco, uma instituição financeira que opera no país, em resposta a um pedido formulado pela Direcção daquele estabelecimento de ensino.
Falando na ocasião, o Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão, disse que o Governo atribui uma importância estratégica ao sector da Educação, dado o seu valioso contributo para a erradicação da pobreza e promoção do desenvolvimento económico e social do país.
“Neste momento o nosso principal desafio no sector da Educação é assegurar o aumento do efectivo escolar, acompanhado pela qualidade de ensino, sendo por isso necessária a melhoria do rácio aluno/professor e supervisão do processo de ensino e aprendizagem”, disse Ferrão.
Ainda segundo Ferrão, a construção e apetrechamento de mais salas de aula e o recrutamento de mais professores são também desafios importantes para a melhoria da qualidade de ensino.
“Reafirmamos o nosso compromisso em assegurar uma educação básica para todos, porque estamos convictos de que a escola ensina as coisas que permitem identificar as soluções para os vários obstáculos que enfermam a longa marcha que os moçambicanos estão a realizar na esfera do combate à pobreza e na criação da riqueza”, referiu.
Por seu turno, o presidente da Comissão Executiva do Moza Banco, Ibraimo Ibraimo, disse que o esforço da sua instituição teve como propósito rejuvenescer a escola com a nova pintura e ainda obras de vulto no sistema de canalização.
“Nós nos comprometemos a realizar este trabalho porque é sua convicção que, no âmbito da responsabilidade social, as empresas devem se juntar aos esforços com vista a oferecer uma educação de qualidade às crianças”, frisou.
Já o director da Escola Primária a Luta Continua, Arlindo Massingue explicou na ocasião que estão satisfeitos pois o Mozabanco avaliou de forma sucinta as grandes preocupações daquela escola consubstanciadas ao Dia Mundial da poupança.
“No âmbito da sua responsabilidade social o Moza Banco pintou a escola e efectuou uma reabilitação de raiz de todos os blocos sanitários. Por isso todos nós assumimos o compromisso de continuarmos a preservar as instalações, zelando pelo uso correcto do equipamento para que possa durar mais tempo”, sublinhou.
De referir que a Escola Primária A Luta Continua é uma instituição pública do Ensino Básico, leccionando da 1.ª à 7.ª classe. No presente ano lectivo funciona com um total de 39 professores e possui um efectivo de 1502 alunos, dos quais 661 do sexo masculino e 841 do feminino.