Sociedade Centro e Norte: Rios continuam a registar subidas de nível

Centro e Norte: Rios continuam a registar subidas de nível

As principais baciais hidrográficas do centro e norte do país, nomeadamente o Púnguè, Zambeze, Licungo, Ligonha, Meluli, Lúrio, Messalo e a sub-bacia do Lugenda registam incremento de escoamento, em resultado de chuvas persistentes que têm vindo a cair na região e nos países vizinhos.

Os registos da Direcção Nacional de Águas apontam para a ocorrência de chuvas localmente moderadas a fortes nas bacias do rio Govuro, em Mapinhane, Púnguè, em Púnguè Sul, Púnguè Fronteira e Zambeze, em Muzi, Nhavunduca, Luia, Zóbuè, Chifunde, Marromeu, Megaza, Mitengo Wa-Mbalame, Zumbo, cidade de Tete e Mágoe. Na bacia do Licungo os registos apontam para a ocorrência de precipitação em Mocuba, Lugela e Nante, enquanto no rio Monapo, em Rapale, Megaruma, em Chiúre, Messalo, em Meangalewa, e Rovuma, em Congerenge.

De acordo com as previsões meteorológicas e a situação hidrológica prevalecente, prevê-se até hoje que os níveis hidrométricos registem oscilação, com tendência de subir na bacia hidrográfica do Zambeze, podendo a estação de Caia atingir o nível do alerta. Atenção especial para as regiões de Chemba, Megaza, Mutarara, Caia, Marromeu e Luabo.

Recomendado para si:  Idoso de 60 anos detido em Maputo por falsificação de moeda estrangeira

Neste ano, as chuvas já fizeram 159 mortos, dos quais 134 só na província da Zambézia, assolada por cheias históricas na bacia do Licungo. Receia-se que este número venha a subir, tendo em conta que algumas pessoas continuam desaparecidas.