Politica Bissopo recomenda a Frelimo a resolver seus problemas

Bissopo recomenda a Frelimo a resolver seus problemas

O Secretário-geral da Renamo, Manuel Bissopo, repudiou ontem o posicionamento dos membros da Comissão Política da Frelimo, partido no poder, que se encontram nas províncias e distritos a difundir mensagens sobre a rejeição do projecto de regiões autónomas a ser submetido na Assembleia da República (AR) pela “perdiz”.

Depois do encontro mantido entre o presidente da república, Filipe Nyusi e o líder da perdiz, Afonso Dlhakama, ficou acordado que a exigência da Renamo de transformar as províncias em que venceu nas V eleições multipartidárias em regiões autónomas teria que ser submetida ao parlamento.

Para o Secretário-geral da Renamo, Manuel Bissopo, esses pronunciamentos contrariam o compromisso acordado entre o chefe do Estado e o líder da perdiz.

Bissopo, recomendou a Frelimo a resolver os seus problemas, “o que está a acontecer é uma aberração, é uma contradição que mostra claramente que o presidente Nyusi está a ser combatido, porque depois de todos nós vermos, através da imprensa, durante o encontro do alto nível nós não ouvimos nenhum pronunciamento quer por parte do presidente Dlhakama quer do Filipe Nyusi em relação aos pronunciamentos que hoje os membros da Frelimo estão a difundir”, disse.

Recomendado para si:  MDM apela a reforço da justiça para combater corrupção em Moçambique

“Queremos deixar claro que tudo o que estão a fazer está a enervar em grande medida às populações em geral. O povo não esperava este tipo de pronunciamento da Frelimo”, rematou Bissopo, reiterando que a Frelimo deve resolver os seus problemas e a Renamo tem como responsabilidade gerir o que é seu.

Apesar do posicionamento dos membros do partido dos camaradas, a perdiz acredita num bom senso e garante submeter o projecto lei no parlamento antes do início dos trabalhos, com firmeza de alcançar o sucesso pelo facto de ter havido consenso entre Nyusi e Dlhakama nos dois últimos encontros.