Uma menor de 12 anos de idade identificada por Zelfa Chaúne perdeu a vida na tarde de quarta-feira (21) no quarteirão 14 do bairro Bunhiça, município da Matola, após ser alvejada acidentalmente por um tiro protagonizado pela sua prima.
Zefinha, como era carinhosamente tratada, encontrava-se a gozar férias na casa da tia, na companhia de outras meninas, dentre as quais a que disparou contra si, de forma não intencional.
A proprietária da arma é uma funcionária afecta à 7.ª Esquadra da Polícia, na cidade de Maputo, que usava o instrumento para efeitos de defesa pessoal.
Segundo o canal televisivo TVM, a ocorrência foi registada pouco depois das 16.00 horas quando, depois de regressar do trabalho, a agente pediu à sobrinha para que lhe entregasse a sua bolsa para de lá retirar documentos que poderiam ter molhado com a chuva que caíra naquela tarde.
Segundo Angélica José, que vive na casa vizinha, ao invés da bolsa recomendada, A. Chaúne, de 18 anos, terá levado consigo a que trazia a pistola contendo munições em número não especificado.
A fonte conta que A. Chaúne terá estranhado o peso da bolsa que lhe haviam mandando e resolveu verificar o que lá havia. Só que ao meter a mão acabou disparando ao pegar na pistola. O tiro viria a atingir a prima, que estava sentada na varanda, narrou a vizinha.
Depois de ouvir o tiro e o grito da agente da Polícia e dos filhos os vizinhos fizeram-se ao local para se inteirar do sucedido e depararam com o corpo de Zefinha estatelado no chão.
A agente e sobrinha encontram-se sob custódia policial na Machava-Sede, enquanto se investiga as circunstâncias em que o incidente ocorreu.
Segundo Emídio Mabunda, foi aberto um processo contra a pessoa que disparou, que vai responder judicialmente por homicídio involuntário.