O porta-voz do partido FRELIMO, Damião José diz que o anúncio sobre a criação do Governo de Centro e Norte de Moçambique avançado pelo presidente da RENAMO, Afonso Dlhakama, é uma autêntica aberração e não possui nenhum enquadramento jurídico-legal.
Para o porta-voz da Frelimo, partido no poder, a Renamo deve respeitar a Constituição da República, e ao mesmo tempo aconselha aos perdizes a agirem na margem a Lei.
Segundo Damião José, o presidente e os membros da Renamo não sabem o que querem, o que foi dito é aquilo que os moçambicanos estão acostumados a ouvir, num dia dizem isso e noutro aquilo. Por tanto, é uma aberração, não tem enquadramento jurídico-legal e não é o que os moçambicanos querem”.
“É mais uma declaração, não são novas essas declarações. Desde 1994 que os moçambicanos se comprometeram para a realização das eleições multipartidárias tem estado a ouvir essas declarações”, disse explicando Damião que essas declarações demonstram mais uma vez que a Renamo e os seus Deputados não respeitam os moçambicanos.