O Conselho Municipal da Cidade de Maputo vai investir 40 milhões de dólares norte-americanos para a reabilitação de um conjunto de 60 vias da capital moçambicana, um programa que é parte integrante do seu Plano Quinquenal (2014-2018).
O plano foi aprovado em finais de Março, na sessão extraordinária do Partido Frelimo, e que serviu de guia para a vitória do actual presidente daquele município, David Simango, nas últimas eleições autárquicas ocorridas em Novembro de 2013.
Falando quarta-feira ao MMO o vereador de Infraestruturas no Município de Maputo, Víctor Fonseca, explicou que o programa apresenta como linhas-base a organização, desenvolvimento institucional e infra-estruturas, finanças e economia local, incremento de receitas, planeamento estratégico, consolidação da política de gestão, descentralização, monitoria e controlo, acesso e transitabilidade nas estradas, entre outras.
“O programa de construção e reabilitação de estradas em curso na capital moçambicana, orçado em 40 milhões de dólares e com uma duração de um ano, contempla ruas e avenidas da zona de cimento e arredores da capital, perfazendo um total de 25 quilómetros”, referiu.
As estradas abrangidas localizam-se nos bairros da Malanga, Chamanculo, Alto-Maé, Central, Polana, Malhangalene, Sommershield e Costa do Sol. O projecto inclui ainda a construção de raiz e manutenção periódica das estradas já existentes.
Ainda segundo Fonseca, para as estradas a serem reabilitadas o trabalho vai consistir na recarga de desgaste, limpezas de drenagens e melhoria das sargetas.
O vereador garantiu que a Rua Irmãos Roby vai dar a sua continuidade até a Rua Carlos Morgado (antiga rua Gago Coutinho), o que vai permitir maior escoamento do tráfego de e para a zona de cimento.
“As obras incluem ainda a construção de um pequeno troço, a rua 2302, que vai permitir a ligação entre a rua Carlos Morgado e a Escola Unidade 10”, disse.
As obras foram adjudicadas a companhias com capitais portugueses e chineses, entre as quais destaca-se China Road & Brigde Corporation, a mesma empresa que está a construir a estrada circular de Maputo.