A Cidade de Maputo, vai se beneficiar de algumas obras de requalificação nos próximos anos.
O Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM) realizou nesta sexta-feira (24), a primeira audiência pública com vista à elaboração do Plano Parcial de Urbanização (PPU), para a Requalificação da zona da Marginal de Maputo, cuja conclusão da sua elaboração está prevista para os próximos seis meses.
O projecto incube uma área com cerca de 2.600 hectares e abrange o distrito Municipal Ka Mpfumo, nos bairros Sommerchield, Polana Cimento e Caniço; e no distrito Municipal Ka Mavota, no bairro da Costa do Sol até a Marginal.
Para a sua execução, o CMCM em parceria com o Banco Mundial (BM), disponibilizaram um fundo de financiamento, estimado em 900 mil dólares.
Nesta audiência, a edilidade, apresentou à comunidade os resultados do diagnóstico da situação actual e os primeiros cenários de desenvolvimento futuro da zona da Marginal, onde decorrem obras de melhoramento da estrada principal e da área costeira.
De acordo com o vereador de planeamento Urbano e Ambiente, Luís Nhaka, a requalificação enquadra-se no âmbito da implementação do Programa de Desenvolvimento Municipal (ProMaputo II), Componente C–Melhorar a Gestão do Ambiente, Urbanização e Habitação, onde se pretende identificar um conjunto de intervenções para melhorar as condições sociais e económicas desta zona marginal.
“O objectivo deste plano é de regrar estas áreas, notamos grandes desafios e problemas na zona da marginal como o caso de instalações sanitárias, áreas de recreio, estacionamento, a poluição da zona do mangal, assentamentos informais e de regrar o desenvolvimento urbano que tem estado a acontecer na área de intervenção”, acrescentou Nhaka.