Cultura BCI MMA 2014: Cláudio Ismael é o grande vencedor

BCI MMA 2014: Cláudio Ismael é o grande vencedor

Foram conhecidos na noite deste sábado (18), os vencedores da 6ª edição do BCI Mozambique Music Awards 2014, numa cerimónia repleta de surpresas e actuações memoráveis apresentadas pelo anfitrião André Manhiça.

Na edição deste ano, concorreram músicos e programas de rádio a0 15 categorias, nomeadamente, Melhor Música Afro-Tropical, Melhor Música Alternativa, Melhor Música Electrónica/Dance, Melhor Música HipHop/Rap, Melhor Música Ligeira, Melhor Música Pandza/Dzukuta, Melhor Música R&B/Soul, Melhor Música Rock, Melhor Vídeo Musical, Melhor Artista Masculino, Melhor Artista Feminino, Artista Revelação, Música Mais Popular, Artista Mais Popular e Melhor Programa de Rádio.

Para esta gala, os Organizadores (DDB e BCI), planearam várias surpresas durante a apresentação. O evento contou com a já tradicional apresentação do actor Mário Mabjaia, e como fruto da parceria com o Angola Music Awards, houveram as apresentações dos angolanos Cabo Snoop e Gabriel Tchiema, A escola Nacional de Musica, entre outros.

O evento começou com a actuação da cantora moçambicana Gabriela, logo depois o apresentador André Manhiça iniciou a entrega dos prémios com a categoria Melhor Pandza/Dzukuta, onde o grande vencedor foi o Mr Kuka com o tema “Brega Chique”, música que conta com a participação do Cláudio Ismael.

Outro grande momento quando o apresentador teve a honra de anunciar o artista vencedor do prémio Carreira, que foi para as mãos de Jorge Mamade.

O grande vencedor da Noite foi o músico Cláudio Ismael, considerado menino de voz de Ouro, com apenas 3 anos de carreira e graças ao seu trabalho e dedicação, o seu esforço foi reconhecido com os prémios de Melhor Música R&B, Melhor Música Tropical e Artista Mais Popular.

Cláudio Ismael comentou em meio a tanta emoção, que nada seria possível se o companheiro, irmão e produtor não tivesse acreditado e acompanhado as suas lutas.

Estou feliz pelo reconhecimento. Agradeço muito ao povo Moçambicano, mãe amo te muito. São três anos de carreira e já com grandes prémios. Quero agradecer ao meu irmão e amigo Mito, pois, se não fosse ele a acreditar em mim, mesmo na altura que eu não acreditava, hoje não estaria aqui”, afirmou Cláudio.

Esta foi uma noite em que a maior parte das premiações foi arrecadada pelos homens. Outro grande vencedor foi o cantor Azagaia, que não pode estar na gala, pois encontra-se na India onde realizou a operação de retirada de um tumor no cérebro. O Autor de Cubaliwa venceu com a música “ABC do Preconceito”, nas categorias Melhor vídeo Musical e Melhor Hip-Hop.

Para o melhor programa de radio, o prémio foi para o programa Tic-Tac, da KFM e o de Álbum mais vendido foi entregue à Banda Kakana.

Na gala, a mulher que liderou as premiações foi a cantora Liloca que levou para casa dois prémios nas categorias de Melhor música electrónica Dance e Melhor artista feminino.

Recomendado para si:  Vagas de emprego do dia 29 de Setembro de 2025

Em entrevista a Mr Kuka que abriu a gala de premiações na categoria de melhor pandza/dzukuta e logo no final levou a premiação de melhor artista masculino, procuramos saber qual era o seu sentimento: “Nos temos 1 dia por ano do MMA, todo trabalho desenvolvido é reconhecido nesse um dia, Mr Kuka esta feliz. O primeiro prémio tem um grande significado por ser o meu ritmo pandza, mais, melhor artista masculino é algo que tem a sua pompa”.

Procuramos ainda saber do Cantor Angola Cabo Snoop, o que achou do BCI MMA, este respondeu-nos o seguinte: “Achei o máximo, as nomeações principalmente que dão sempre um moral nos artistas jovens, diferente do meu País, gostei da organização, do cenário ao ar livre.” Perguntamos ainda qual era a experiência que o cantor carrega de MMA para Angola, “A primeira é a motivação que dão aos jovens em termos de prémios, e a organização no geral”.

Jorge Mamad
Jorge Mamad recebe o prémio carreira.

Uma outra grande interacção que tivemos foi com o cantor Jorge Mamad, que levou o premio de Melhor Carreira, onde procuramos saber qual era a sensação de receber o prémeio, Jorge disse “Eu faço carreira já a muitos anos, então esse premio é muito gratificante, cada dia que passa é mais um dia que a gente carrega durante o tempo todo e para hoje me honrarem com esse premio é gratificante”, questionamos ainda o que Moçambique pode esperar do Jorge Mamad “Bem eu vou voltar a cantar, desde que deus me de a saúde e força que tenho, esse tempo que fiquei parado não porque não cantava, eu sempre canto, estou a adoptar outro sistema de usar a musica nos Distritos. Estou a deixar de estar só nas cidades, transportar o que temos de conhecimento para os outros que estão nos Distritos. Próximo ano vou lançar um Álbum”.

A noite não parou por ai, logo após a gala de nomeações, seguiu-se o afterparty que contou com a actuação da DJ do AMA- Angola MusicAwards.

Lista dos Vencedores:

– Melhor PandzaDzukuta: Mr. Kuka

– Melhor Vídeo Musical: Azagaia

– Melhor Música Alternativa: Gran’mah

– Melhor Hiphop: Azagaia

– Melhor Música Electrónica Dance: Liloca

– Álbum mais Vendido: Banda Kakana

– Melhor RnB/Soul: Cláudio Ismael

– Melhor Música Ligeira: MrBow

– Melhor Afro Tropical: Cláudio Ismael

– Melhor Música Rock: Rui Michel

– Prémio carreira: Jorge Mamad

– Melhor Programa de Rádio: TicTac

– Música Mais Popular: TeamSabawana

-Artista Revelação: Team Sabawana

-Melhor artista Feminino: Liloca

-Melhor Artista Masculino: Mr Kuka

-Artista mais Popular: Cláudio Ismael