Cerca de 60 trabalhadores foram contratados pelo Município de Maputo para a limpeza de valas de drenagem e sarjetas das principais artérias da cidade de Maputo, enquanto a edilidade não encontra uma empresa especializada na manutenção daquelas infra-estruturas.
Estes jovens vão trabalhar em regime sazonal, na manutenção daquelas infra-estruturas fundamentais para o escoamento de águas pluviais.
Entretanto, em Fevereiro último, o município de Maputo havia agendado a contratação de uma empresa especializada que, para além da limpeza, faria igualmente a reabilitação das valas já danificadas.
Segundo o director municipal de infra-estruturas, citado pelo Noticias, estes farão limpeza das valas situadas ao longo da avenida Joaquim Chissano e na Praça 16 de Junho.
“Contratámos 60 pessoas que já estão a trabalhar em regime sazonal para fazerem a limpeza das valas de drenagem, sarjetas e praças para evitar obstrução e consequentes inundações, sobretudo na época chuvosa que se aproxima”, disse Nicole.
Actualmente, na cidade de Maputo várias são as valas de drenagem e sarjetas obstruídas por lixo, areia, capim, entre outros resíduos sólidos que dificultam o escoamento das águas.
A título de exemplo, as valas localizadas nas avenidas de Angola, Joaquim Chissano já beneficiaram de limpeza, bem como as situadas na avenida Milagre Mabote e Acordos de Lusaka que estão completamente obstruídas.
Referir que a falta de limpezas de valas drenagem condicionam o normal escoamento das águas.