Sociedade Saúde Surto de Ébola mais próximo de Moçambique

Surto de Ébola mais próximo de Moçambique

Moçambique consta da lista dos 22 países, do continente africano, com maior risco da eclosão de um surto de ébola, de acordo com um estudo publicado na revista cientifica on-line eLife, citado pelo jornal Notícias.

A equipa de investigadores da revista defende que as regiões que provavelmente são o habitat de animais com o ébola estão mais espalhadas do que antes se receava, particularmente na África Ocidental, onde se iniciou, no final do ano passado, o pior surto de sempre desta febre hemorrágica.

O estudo revela que Moçambique e Angola são dois dos países em risco de eclosão da doença.

O estudo publicado na eLife teve como objectivo mapear o risco de animais infectarem as pessoas e não o contágio da doença entre humanos.

O mapa, publicado nesta segunda-feira (8), mostra que grandes partes da África Central, assim como regiões da África Ocidental, têm características que os cientistas chamam de “nichos zoonóticos” para o ébola.

De acordo com os últimos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 2100 pessoas morreram devido ao ébola na África Ocidental, que infectou pelo menos 4 mil pessoas na Guiné-Conacri, Serra Leoa, Libéria, Nigéria e Senegal.

No passado, houve surtos a iniciarem-se no Congo, na República Democrática do Congo, no Gabão, na Guiné-Conacri, na Costa do Marfim, no Sudão do Sul e no Uganda.

Mas o mapa mostra que há mais 15 países onde um novo surto de ébola poderá surgir: Angola, Burundi, Camarões, Etiópia, Gana, Libéria, Madagáscar, Malawi, Moçambique, Nigéria, República Centro-Africana, Ruanda, Serra Leoa, Tanzânia e Togo, adianta a agência francesa AFP, citada pelo portal angola24horas.com.

Segundo a OMS, a epidemia vai demorar meses para ser controlada e poderá haver 20 mil casos.

eLife