Dos 30 partidos políticos, coligações de partidos e grupo de cidadãos proponentes concorrentes as eleições de 15 de Outubro próximo, cerca de 17 já começaram a justificar a primeira tranche para o financiamento das actividades inerentes a campanha eleitoral, segundo avançou na manhã desta quinta-feira (18) o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Paulo Cuínica.

Cuínica adiantou ainda que estão criadas todas as condições para que os partidos que se encontram a justificar o valor recebido possam levantar a quantia destinada a segunda tranche, valor correspondente a 25%.

“Cerca de 17 partidos já justificaram a primeira tranche e já estão a receber a segunda tranche. Tem um até que veio receber a última tranche”, disse Cuinica.

Refira-se que o Estado disponibilizou cerca de 70 milhões de meticais para financiar a “caça ao voto”.

Do valor, 50% correspondente a primeira tranche foi entregue 21 dias antes do início da campanha eleitoral, e os restantes 50% foram disponibilizados em duas tranches de 25% cada mediante apresentação de justificativos relativos ao valor recebido anteriormente.