Cultura Paciência e perdão o segredo para manter o casamento durante 54 anos

Paciência e perdão o segredo para manter o casamento durante 54 anos

A família Micheque renovou o compromisso conjugal no último sábado (20), tendo marcado deste modo, cinquenta e quatro anos de casamento, a intitulada bodas de ouro. O casal em declaração ao MMO, disse que não existe nenhum segredo para manter durante muitos anos um compromisso daquela natureza, senão a paciência e saber perdoar.

Trata-se de dois nubentes,   Moisés Micheque e Rosita Muchongo, que quando jovens, em 1960, contraíram o seu matrimónio. O noivo com 26 e a noiva 18 anos, respectivamente. E no passado sábado (20), o casal decidiu renovar o seu compromisso.

Este matrimónio constitui um “pangolim”, para a sociedade actual. O casal falando em entrevista, mostrou-se preocupado, com a juventude contemporânea, salientando os motivos que fazem com que, estes não consigam fazer o mínimo esforço para levar avante o seu casamento.

Mas, para o lado pessoal do casal cinquentenário, o casamento, deve ser renovado a cada dia que passa, nada é difícil, desde que o amor exista realmente. “Sinto-me satisfeito, porque durante todo este tempo que estou no mesmo tecto com a minha parceira, vivemos bem, graças a Deus por termos unidos”, declarou o noivo, Moisés Micheque.

O noivo, entende que o segredo para manter o casamento, é fazer com que a relação seja saudável, reconhecer e fazer com a parceira sinta-se feliz de estar ao lado do parceiro, “este é o único segredo que posso dizer”, garantiu Micheque.

O casal conheceu-se em 1959, quando o Micheque, ia numa missão de guerrilha, em algures de Gaza, tendo gostado da maneira dela de ser e estar, acima de tudo, o comportamento, foram argumentos suficientemente para o jovem pedir-á em casamento.

Adiante, no ano seguinte, 1960, o casamento entre as partes, foi consumado, na igreja Missão São Pedro, avenida Joaquim Chissano, cidade de Maputo. “E tendo passado 54 anos de casamento, decidimos, renovar o nosso casamento”, disse o felizardo.

Por seu turno, a noiva, Rosita Muchongo, destacou que, não existe nenhum segredo para tornar uma relação duradoira, o único caminho é para que isso aconteça, é a existência do amor no seu verdadeiro sentido, mesmo que um cometa um erro, é preciso que as partes se encontrem e sentem para dialogar e resolver o seu problema e pedir-se perdão. Portanto, não existe outro segredo que possa esclarecer.

“E o conselho que posso dar aos mais novos, é reconhecer o erro e saber perdoar, acima de tudo, ser fiel ao seu parceiro e não ir atrás dos problemas, há certas coisas que devem ser evitadas.” E para os meus filhos e netos, sobretudo as mulheres, tenho dito que, se estiver no lar, deve ter respeito pelo seu marido para poderem construir um bom lar e dar ensinamentos aos seus filhos.

Ora, como fruto do casamento, o casal teve 9 filhos, dois dos quais, eram os primeiros rapazes, não estão em vida, tendo ficado sete. Dentre estes, dois são rapazes e cinco raparigas. E quanto a descentralização da família Micheque, o casal tem dezassete netos e quatro bisnetos.