Politica STAE intensifica campanha de educação cívica na cidade de Maputo

STAE intensifica campanha de educação cívica na cidade de Maputo

 O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) ao nível da cidade de Maputo optou por intensificar a campanha de educação cívica com o objectivo de mobilizar o eleitorado a afluir às assembleias de voto nas eleições presidenciais e legislativas a 15 de Outubro próximo.

Para tal, o STAE elaborou uma estratégia intitulada “Massificação da Campanha de Educação Cívica”, que para além de movimentar agentes de mobilização, inclui a apresentação de programas televisivos e radiofónicos sobre a importância da participação nas eleições.

O director provincial adjunto do STAE  na cidade de Maputo, Manuel Julião, que falava último sábado a quando do arranque do programa no distrito Municipal de KaMpfumo explicou que o programa consistirá na junção de todos os agentes de educação cívica para trabalhar, alternadamente, num único distrito, de modo a serem mais abrangentes e passarem a mensagem com mais vigor.

Manuel Julião referiu que neste momento os mais de 150 agentes que trabalham nos distritos estão concentrados num único ponto, onde vão se em caravanas vão se desdobrar pelos vários bairros para apelar ao voto.

“Os agentes de educação cívica vão passar por todos os distritos municipais, excepto ka Ynhaca onde há dificuldades para levar todos os agentes “, disse acrescentando que o programa vai decorrer até ao dia 21 do mês corrente.

Ainda de acordo com a fonte para além do contacto directo e porta-a-porta,  o STAE vai privilegiar programas radiofónicos nas rádios comunitárias e em alguns canais de televisão.

Em relação aos programas televisivos e radiofónicos, explicou que serão promovidos debates nos vários órgãos sobre diferentes temas, nomeadamente a participação da juventude nos pleitos eleitorais, género nas eleições, papel dos líderes religiosos na mobilização do eleitorado, entre outros. Também serão promovidos programas em que serão sorteados diversos brindes para os eleitores que participarem.

“Para mobilização do eleitorado serão usadas várias iniciativas, incluindo a distribuição de dísticos e panfletos, uso de megafones para as zonas com elevada densidade populacional, showmícios, campanhas de massificação, debates e palestras nos mercados, empresas, paragens, entre outros pontos e serão usados os meios de comunicação de massas,”, frisou.

Serão igualmente abordados temas relacionados com ilícitos eleitorais ou mesmo sobre os documentos que o eleitor pode levar ao posto de votação em caso de perda de cartão de eleitor.

 Julião explicou que que a iniciativa inclui promoção de programas de oferta de brindes sobre o processo eleitoral aos cidadãos que demonstrarem melhor conhecimento sobre os processos eleitorais.

A campanha de educação cívica está a decorrer desde o passado dia 19 de Julho, privilegiando-se campanha porta-a-porta, contacto interpessoal, uso de mega-fones, unidades móveis, para além de realização de espectáculos musicais alusivos a educação cívica.

Durante este período os mais de 150 agentes, vão privilegiar também palestras e sessões de esclarecimento sobre o processo eleitoral nas igrejas, escolas públicas e privadas, instituições e empresas, bem como mercados e paragens de autocarros.

O programa prevê mobilizar na cidade de Maputo mais de 700 mil eleitores inscritos nos cadernos eleitorais durante o recenseamento realizado em 2013 e a de actualização, levada a cabo nos primeiros meses do ano em curso.

Destaques da semana