Sociedade Governo tenciona reduzir taxa de desnutrição para 20 porcento até 2020

Governo tenciona reduzir taxa de desnutrição para 20 porcento até 2020

O Governo moçambicano tenciona reduzir a taxa de desnutrição crónica dos actuais 43 para apenas 20 por cento da população até 2020.

 A informação foi revelada durante a sessão do Conselho de Ministros havida ontem em Maputo.

Falando a jornalistas a Vice-ministra da Saúde, Nazira Abdula disse que as actividades do Plano Multissectorial para a Redução da Desnutrição Crónica no país foram cumpridas em 75 porcento ao longo do ano passado.

  Nazira Abdula referiu que 25 por cento das actividades previstas não foram cumpridas por se tratar de acções que precisam de uma atenção especial.

“Além da educação nutricional há também necessidade se envolver as comunidades nessas campanhas pois há cantos do país em que a produção e muita mas as taxas de desnutrição são elevadas.

O Plano, que abrange igualmente os ministérios da Saúde, Educação, Mulher e Acção Social e Obras Públicas e Habitação, foi aprovado pelo Conselho de Ministros em 2011.

Ainda na sessão de ontem o Governo apreciou e ratificou o contrato de financiamento celebrado com o Brasil, no valor de 320 milhões de dólares americanos para financiar o projecto de construção da Barragem de Moamba Major.

Recomendado para si:  Primeira-Dama recebe doações para vítimas das cheias em Moçambique

 Segundo o porta-voz do Conselho de Ministros e vice-ministro da Justiça Alberto Nkutumula trata-se de um projecto muito importante para a província de Maputo pois vai aumentar as áreas irrigáveis para a prática da agricultura.

 Afirmou ainda que o Conselho de Ministros aprovou o decreto do regulamento da implementação da segurança social básica pelas instituições religiosas e organizações não-governamentais, nacionais e estrangeiras.

Destaques da semana