Agostinho Monjane, Ministro da Defesa Nacional, afirmou que apesar do Governo e a Renamo terem rubricado os acordos de cessação imediata das hostilidades no país, as unidades militares continuarão estacionárias em locais estratégicos no distrito e matas de Gorongosa, na província de Sofala.
Falando esta segunda-feira, em conferência de imprensa, em Maputo, Agostinho Monjane, referiu que as Forças de Defesa de Moçambique (FADM) são permitidas em estar em toda ou qualquer região e momento do território nacional.
Lembrou ainda que, a presença das Forças Armadas em qualquer ponto do país estão a cumprir missões e atribuições, por isso, não se deve falar em retirada das forças daquele local.
“As Forças Armadas estão em todo lado e em qualquer momento em defesa do povo moçambicano e em cumprimento das missões que recebem do povo moçambicano” disse.
No que diz respeito ao cumprimento dos restantes pontos plasmados no acordo, Mondlane garantiu que tudo será cumprido tal e qual foi acordado.
“Trata-se de um acordo político. Sei que há um entendimento a que o Governo Moçambicano e a Renamo chegaram na mesa do diálogo e houve entendimentos. Esses entendimentos estão expressos em documentos e esses documentos são tornados públicos”,continuou.
O ministro esclareceu ainda que tudo que foi acordado entre o Governo e a Renamo está num documento oficial, por isso são de cumprimento obrigatório.