Sociedade Educação Em Sofala: Escola Primaria e Agricultores Beneficiam de material escolar e...

Em Sofala: Escola Primaria e Agricultores Beneficiam de material escolar e Agrícola da ANYUSI

No passado fim-de-semana, camponeses do distrito de Nhamantanda e a Escola Primaria do Primeiro grau EP1 da Munhava-Matope, na cidade da Beira, receberam material diverso e carteiras da Associação Amigos de Nyusi (ANYUSI), núcleo provincial de Sofala.

No Sábado, no âmbito da entrega de 30 carteiras e tintas para pintura da Escola beneficiária, o coordenador nacional de ANYUSI e deputado da Assembleia da República (AR), pela bancada de Frelimo, Francisco Mucanheia, disse que o gesto enquadra-se na expectativa do patrono da agremiação, Filipe Nyunsi, em ver melhorada a qualidade de ensino no país.

“O nosso patrono, o candidato da Frelimo, Filipe Jacinto Nyusi, está preocupado com o desenvolvimento do país e de forma particular com a educação das crianças que são o futuro do amanhã. Sendo assim, trabalhamos com o empresariado no sentido de apoiar as escolas com dificuldades de ordem material, sobretudo carteiras e, ainda, com infra-estruturas degradadas como é neste caso vertente da escola primara da Munhava-Matope’’, referiu Mucanheia.”

Com o mesmo espírito, no domingo foi a vez das associações camponesas ‘’Amai Akuverana’’, no posto administrativo de Tica e ‘’Unida de Metuchira’’, no distrito de Nhamatanda a receber diversos materiais agrícola, nomeadamente enxadas e pás, pela ANYUNSI, um contributo que as beneficiárias louvaram bastante, visto que passavam dificuldades para aumentarem as suas áreas de cultivo.

Recomendado para si:  Duas empresas manifestam interesse em recuperar solos degradados pela mineração em Manica

Falando no momento da entrega do material, o presidente de ANYUSI, em Sofala, Domingos Todo Júnior disse que os camponeses ainda possuíam muitas necessidades, dai que seja importante garantir-lhes apoios similares para aumentarem a sua produção e produtividade.

“A ANYUSI está comprometida com o desenvolvimento do país e vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que possa apoiar as iniciativas como estas de camponeses, para que possam trabalhar para o seu auto-sustento e, também, da família e das próprias regiões onde produzem’’, disse Kinito.

A directora da EP1 da Munhava-Matope, Verónica Sigaúque, bem como as responsáveis das associações beneficiarias, Amélia Davai e Luísa Bizeque, respectivamente, agradeceram o gesto, realçando que estas devem continuar, pois, segundo elas, só com a ajuda é que se podem solucionar alguns dos múltiplos problemas que enfrentam.

Notícias