Sociedade Educação Educação prêve aumentar carga horária na disciplina de português

Educação prêve aumentar carga horária na disciplina de português

O Departamento de Planificação e Desenvolvimento Curricular do Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação pretende, nos próximos três anos, aumentar de 12 para 16 horas semanais, a carga horária  na disciplina de Português, especialmente da primeira e terceira classes.

De acordo com o chefe daquele departamento, Trindade Nahara, esta medida visa aprimorar a leitura e escrita nestas classes do ensino primário do primeiro grau em Moçambique.

Este plano foi tornado público na abertura das III Jornadas da Educação, edição 2014, que decorrem de 13 a 15 de Agosto corrente, sob o lema “Leitura e escrita na formação e desenvolvimento de competências para a vida”. Na sua intervenção, Nahara afirmou que “a mudança da carga horária será aliada à introdução de outros instrumentos de avaliação para identificar, com exactidão, os problemas dos alunos muito cedo”.

Na ocasião, a vice-ministra da Educação, Leda Hugo, desafiou os profissionais e gestores da educação a incentivar, cada vez mais, nas crianças, jovens e adultos o gosto pela escrita e leitura.

Alguns participantes apontaram como um dos factores que contribuem para este problema a fraca qualidade psico-pedagógica de alguns professores.

Recomendado para si:  OrMM anula exames da UniLúrio e levanta questões sobre formação em medicina