Cultura Danças tradicionais moçambicanas continuam no esquecimento

Danças tradicionais moçambicanas continuam no esquecimento

Um pouco por todo o país a dança tradicional pode extinguir caso os cidadãos e o Governo continuem a manifestar total esquecimento e desvalorização daquela expressão artística. O grupo Nyuku Wa Mudrimi do distrito de Marracuene é testemunho disso, porque sente na pele a falta de apoio financeiro.

O representante daquele agrupamento, Cândido Mazuze não esconde o desalento e a incerteza quanto ao futuro do grupo, porque o apoio financeiro para a aquisição de instrumentos musicais escasseiam. Facto que segundo ele, denota a desvalorização e marginalização das danças tradicionais moçambicanas por parte dos promotores de eventos, empresários locais, entre outros intervenientes da cultura.

Esta falta de apoio e consolo por quem de direito pode ameaçar que danças tradicionais originárias de Marracuene como o Muthine, Xigubo, Marrabenta e Ngalanga, deixem de ser praticadas por inexistência de instrumentos musicais aproriedas para o efeito.

Mazuze realça que a dança Muthine pode extinguir, visto que actualmente apenas dois grupos é que continuam a executar aquela expressão artística, dois e um em Marracuene e o outro em Matutuine, ambos na província de Maputo.

Na óptica do Mazuze a dança Muthine é muito exigente por necessitar de material específico, como o chapéu, saia, franjas amarada nos pés e nos pulsos, escudo de protecção guerreira, azagaia e um pau, bastante caras no mercado nacional.

Recuando no nosso acervo histórico, Mazuze afirma que em tempos idos à dança Xigubo, simboliza o espírito guerreiro e o Muthine a táctica de guerra usada pelos nativos, por isso, que elas se complementam.

Mazuze sublinhou ainda que a prática das danças tradicionais como o Xigubo, Muthine e Ngalanga exigem corpo saudável, a força de vontade e tranquilidade na alma para encarnar e habilitar-se de capacidades que lhe permita espontaneamente executar os movimentos.

Mazuze acrescenta que a qualidade de execução da dança tradicional actualmente tende a depreciar-se por falta de pessoas conhecedoras de técnicas para torná-la mais expressiva.