Moçambique está em alerta para eventuais casos de ébola, para tal está sendo preparado um centro de isolamento para internação com capacidade para 14 camas, no recinto do Hospital Mavalane, em Maputo.
Segundo escreve o Jornal Notícias na sua edição de hoje, os trabalhos estão numa fase conclusiva estando a decorrer a vedação para isolar completamente o recinto do resto do hospital, bem como a construção de uma casa para o pessoal de saúde que será afecto àquela área.
De acordo com o director Nacional de Saúde Pública, no Ministério da Saúde (MISAU), Francisco Mbofana, como medida de prevenção estão sendo erguidos em todas capitais Províncias e Distritais centros iguais.
“Estamos a preparar as infra-estruturas para não sermos encontrados de surpresa caso se confirme a existência da ébola em Moçambique. No caso do Hospital Geral José Macamo o centro de tratamento está na fase conclusiva, estando a decorrer trabalhos de vedação para separar completamente aquele espaço da unidade sanitária”, disse Francisco Mbofana.
Mbofana referiu ainda que após a conclusão do centro será equipado com camas e equipamento de protecção para doentes e trabalhadores que serão afectos no centro.
Portanto, cerca de trinta milhões de meticais estão a ser investidos na aquisição de mais material de protecção individual para os técnicos de saúde, no âmbito das medidas de prevenção e controlo da doença.
O investimento vem do fundo do Ministério da Saúde (MISAU), enquadrado no plano de Prontidão e Resposta face ao surto de ébola que tem estado assolar quatros países da África Ocidental.
O valor prevê ainda cobrir acções de formação de pessoal técnico em matéria de detecção activa dos casos nas fronteiras terrestres, marítimas e terrestres, bem como a disponibilização de insumos para prevenção da infecção no país.