A União Europeia (UE) estabeleceu um acordo de parceria com o Conselho Municipal da Beira, província de Sofala, através do qual vai disponibilizar cerca de 8,2 milhões de meticais para a implementação de projectos a favor das crianças órfãs e vulneráveis.
O acordo de parceria para a implementação deste projecto foi rubricado, esta quinta-feira, na Beira pelo Embaixador da União Europeia em Maputo, Paul Malin e pelo presidente do Conselho Municipal da Beira (CMB), Daviz Simango.
Falando na cidade da Beira por ocasião das comemorações dos 30 anos de cooperação com Moçambique, o embaixador da União Europeia Paul Malin referiu que durante as três décadas houve intervenções em várias áreas, tanto no sector público, como privado.
“A disponibilização deste valor surge em resposta a um projecto apresentado pelo CMB, a um convite nesse sentido lançado pela União Europeia, há dois anos”, referiu.
Para Malin a protecção social é um elemento importante no diálogo político sobre as estratégias de desenvolvimento dos países desde que sejam suportadas pelo estabelecimento de políticas e programas com elevado grau de apropriação local.
Por sua vez o edil da Beira, Daviz Simango, disse que o projecto vai abranger 26 bairros da cidade da Beira e cada bairro vai trabalhar com duas organizações de base formando em média 52 agremiações.
“O sistema integrado de protecção social será multisectorial, público-privado e de base comunitária, para assegurar que várias organizações possam aderir ao fórum”, concluiu.