O Primeiro-Ministro da Itália, Matteo Renzi, é esperado em Moçambique na próxima segunda-feira (21 de julho), para o reforço das relações bilaterais no campo político, económico e cooperação para o desenvolvimento.
Segundo um comunicado de imprensa recebido pela nossa redacção , em Maputo, Matteo Renzi vai encontrar-se com o Presidente, Armando Guebuza e com outros governantes de Moçambique, bem como com a comunidade italiana residente no país.
Trata-se da primeira visita de um Primeiro-Ministro italiano a Moçambique desde a independência, em testemunho do excelente momento nas relações de amizade e cooperação entre os dois países estando também previstas viagens para Angola e Congo Brazzavile.
A vinda de Matteo Renzi ao país segue-se às recentes visitas do vice-ministro dos Negócios Estrangeiros italiano ao país, Lapo Pistelli, e do vice-ministro do Desenvolvimento Económico, Carlo Calenda, que chefiou em meados de Maio, uma delegação de cerca de cem empresas, no âmbito de uma missão de identificação de oportunidades de investimentos e negócios.
Para a embaixada de Itália em Maputo, as trocas comerciais entre os dois países cresceram 28 porcento em 2013, 60 milhões de euros em exportações italianas e 354 milhões em importações.