Sociedade Saúde Mais de 18 mil crianças desnutridas tratadas nos últimos dois anos no...

Mais de 18 mil crianças desnutridas tratadas nos últimos dois anos no país

Em Moçambique 43 por cento das crianças menores de cinco anos de idade ainda sofrem de desnutrição crónica considerada como o principal problema de nutrição, que tem obrigado o sector da saúde a despender muito dinheiro para reduzir as taxas ainda elevadas.

 O Ministro da Saúde, Alexandre Manguele sustenta que no período de 2012 a ­2013 foram tratadas, a nível do internamento, cerca de 18.403 crianças diagnosticadas com desnutrição aguda, grave e com complicações médicas, números que exigem o redobrar de acções para prestar mais atenção a essa pandemia.

 Para inverter o cenário, o sector da saúde está implementar o Protocolo de Tratamento e Reabilitação Nutricional para crianças dos zero aos 14 anos de idade, que comporta o envolvimento comunitário, tratamento ambulatório, internamento bem como a suplementação alimentar e educação nutricional.

 “Registamos grandes avanços que estão revolucionar a busca de resposta para aumentar a capacidade de diagnósticos nas unidades sanitárias, que possibilitou o aumento de cobertura dos serviços de laboratório de 297, o correspondente a 16 por cento para 328, equivalente a 28 porcento”, disse ainda Manguele.

 “Mais do que investimentos, a capacidade humana de liderar todo o processo no sector é crucial, visto que o país pode ter hospitais com todos requisitos necessários, mas se o lado humano for descurado não estará a cumprir-se com a obrigação moral e ética”, concluiu Manguele.

 Estes dados foram revelados esta quarta-feira (23), em Maputo, na abertura do 39º Conselho Coordenador do Ministério da Saúde, o qual irá analisar os avanços e fracassos do quinquénio 2010­2014, bem como buscar soluções aos actuais desafios do sector.