O Bispo moçambicano Dom Dinis Sengulane foi, ontem, condecorado pela Associação Moçambicana para as Vítimas de Insegurança Rodoviária (AMVIRO) como a personalidade do ano.
O prémio foi entregue pelo Presidente da República, Armando Emílio Guebuza que na ocasião mostrou-se preocupado com os níveis de sinistralidade no país e apelou a uma reflexão colectiva para a questão dos números.
Segundo Guebuza os números de acidentes que ocorrem diariamente não podem ser encarados como simples estatísticas mas sim como pessoas que perdem as suas vidas pois são homens e mulheres que ficam impedidos de cuidarem dos seus familiares.
” Há uma percepção pública de que todos estão informados acerca das causas dos acidentes e seus impactos, mas isso não é tudo, pois, o mais importante é que haja uma maior responsabilidade e respeito sobre a nossa própria vida e a vida dos outros”, referiu.
Na ocasião o Presidente da Republica apelou para que as causas dos acidentes sejam investigadas e os relatórios divulgados, especialmente para aqueles casos de acidentes mediáticos.
Por sua vez o galardoado desta terceira Gala de distinção de personalidades, Dinis Segulane, pediu aos utentes dos transportes públicos que tenham uma postura de exigir dos automobilistas uma condução responsável.
Segundo ele, os utentes deverão ter coragem para chamar atenção aos automobilistas para a necessidade de redução da velocidade nos casos de excesso
“Os proprietários das viaturas, que tenham em conta a questão da vida humana e não pensem no lucro fácil. A sociedade está preocupada com a sinistralidade nas nossas estradas e quer uma condução segura”, apelou.
O Presidente do Conselho de Direcção da AMVIRO, Alexandre Nhapossa disse que opera com várias outras instituições como o Ministério do Interior, o Ministério dos Transportes e Comunicações e com os médios de comunicação social entre outros.















