Sociedade Presidente do município de Tete confrontado com a falta de água e...

Presidente do município de Tete confrontado com a falta de água e venda de talhões

O Presidente do Conselho Municipal de Tete, Celestino Checanhaza está, desde quarta-feira, a visitar os bairros da autarquia de Tete. No seu primeiro dia de visita aos bairros, visitou várias escolas primárias e centros de saúde, no âmbito dos preparativos para a descentralização destes serviços para a autarquia, que está em curso neste momento. Depois orientou um comício popular, na unidade Chimadzi, onde ouviu várias reclamações dos residentes, que pediram soluções para a questão da água potável e da energia eléctrica.

De resto, a questão da água foi muito falada na campanha eleitoral, tendo o partido Frelimo e o seu candidato, o actual presidente do CM, prometido a solução do problema. Mas até aqui nem água vem, nem água vai. “Neste bairro, principalmente na Unidade “20”, onde eu vivo, temos problemas de água, bebemos água que vem do cemitério, aqui no rio Chimadzi. Pedimos que nos resolvam isso”, disse Mário Cebola.
Vários outros intervenientes levantaram a mesma questão e exigem soluções.
Querino Pitane falou de venda de talhões. “Estamos a ver aqui pessoas que constroem sem nenhuma regra. Sobre muito dos casos temos relatos de que vende-se esses talhões. Ajudem-nos a esclarecer isso. As mesmas pessoas constroem mesmo na estrada, alegando que compraram todo o espaço. Será que é assim mesmo?”, perguntou.

Checanhaza diz que vai resolver 

Respondendo às questões levantadas pelos munícipes, Celestino Checanhaza disse que vai trabalhar com os vereadores com vista a solucionar os problemas. Não apresentou ideias concretas para ultrapassar as questões, principalmente a da água. Sobre os talhões, disse que espera a colaboração dos munícipes para denunciar construções desordenadas. “A comunidade, aqui onde se comete essas irregularidades, deve denunciar esses casos. Não podemos admitir que cada um faça o que quiser, deve haver regras nas construções. Isso dificulta a circulação da ambulância, quando as pessoas estão doentes. Espero a vossa colaboração”, disse.