Sociedade Manish Cantilal está em liberdade

Manish Cantilal está em liberdade

O Tribunal Judicial da Cidade de Maputo restituiu à liberdade, na tarde de terça-feira, o empresário Muniz Carsane, mais conhecido por Manish Cantilal, que estava detido na Cadeia Civil, acusado de ser o mandante da vaga de raptos que abalou as cidades de Maputo e Matola.

Manish foi libertado mediante o pagamento duma caução, num valor que atinge perto de um milhão de meticais. Ele havia sido detido no dia 12 de Abril passado na cidade de Maputo. Segundo soube o Canalmoz de fontes próximas, Manish teria saído em liberdade na semana em que o juiz foi assassinado.

Segundo o seu advogado, Damião Cumbane, a soltura de Cantilal aconteceu após a aceitação, pelo juiz de instrução, ouvido o Ministério Público, dum pedido para o efeito formulado pelo advogado do empresário.

“A decisão de conceder liberdade sob caução foi tomada pelo juiz Dinis Silica, antes de ser assassinado. Mas faltava apenas a sua efectivação.”

Segundo Damião Cumbane, foi necessário esperar-se que um novo juiz fosse designado para este caso, para proceder à avaliação do pedido, que acabou merecendo uma apreciação favorável.

Recomendado para si:  Companhia LAM amplia frota com novo avião para 144 passageiros

Manish Cantilal vai assim responder em liberdade a um processo em que é acusado de ser mandante de quatro crimes de sequestro. Recorde-se que já houve julgamento dos referidos raptos e já há réus a cumprirem pena. O nome de Manish nunca foi citado nos julgamentos. Foi citado o nome de Nini Satar, mas por falta de provas a acusação caiu por terra.