Duas pessoas morreram na madrugada de segunda-feira para terça-feira, quando dormiam numa residência no bairro da Polana Caniço “B”, próximo do ex-“Complexo Rufaro”, na cidade de Maputo.
Alegria Moiane, de 27 anos de idade, perdeu a vida em circunstâncias não esclarecidas, na companhia duma outra pessoa, neste caso uma menor de 12 anos de idade, cuja identidade não conseguimos apurar, mas que era uma criança da casa onde a primeira vítima se encontrava hospedada.
Até às 13 horas e 30 minutos de terça-feira, os corpos das duas vítimas não tinham sido ainda removidos pela brigada do piquete da Polícia de Investigação Criminal, segundo deu a conhecer ao Canalmoz Lurdes Sitoé, irmã da falecida.
Conforme a Reportagem do Canalmoz apurou, Alegria Moiane, residente no distrito de Chibuto, província de Gaza, veio a Maputo na semana passada, a fim de participar no funeral da mãe, Ana Maria Sitoe, falecida no dia 29 de Abril passado, cujo enterro aconteceu na quinta-feira, 1 de Maio.
Alegria Moiane, mãe dum bebé de três meses, tinha previsto o seu regresso a Chibuto, onde vivia com o marido, para esta terça-feira. Na tarde da segunda-feira, despediu-se das irmãs na casa da falecida mãe, no quarteirão 40 do bairro da Polana Caniço “B”, próximo da zona do clube de golfe da Polana, e dirigiu-se a casa dum cunhado (irmão do marido) no mesmo bairro, próximo do Xikelene, onde iria pernoitar, para, ao amanhecer, se dirigir à terminal onde iria apanhar o machimbombo de regresso.
Segundo os relatos da família, na casa do cunhado, depois do jantar e de muita conversa, foi dormir juntamente com a sua filha de três meses e uma outra menor de 12 anos. Consta que, ao amanhecer, a dona da casa quis acordar a sua anfitriã para se preparar para a viagem. Segundo as mesmas fontes, a dona ficou surpreendida ao encontrar Alegria Moiane e a menor de 12 anos sem vida.
Não são conhecidas as causas dessas duas mortes, porque, segundo disseram os familiares, as vítimas não se queixaram de nenhuma dor durante a noite anterior.