Sociedade Confronto entre homens armados e FADM salda-se em um morto e dois...

Confronto entre homens armados e FADM salda-se em um morto e dois feridos na Zambézia

As Forças Armadas de Defesa e Segurança envolveram-se, na manhã de quinta-feira, em confrontos com homens armados, supostamente da Renamo, na região de Morotoni, posto administrativo de Mugeba, distrito de Mocuba, província da Zambézia. Nos confrontos, um agente das FADM perdeu a vida e dois outros contraíram ferimentos graves.

A direcção do Hospital Rural de Mocuba confirmou os dois feridos graves, ambos agentes das FADM.

Tudo se passou quando os agentes das FADM entraram nas matas de Morotoni alegadamente para desactivar uma base da Renamo. Quando entraram no perímetro da referida base, foram recebidos por tiros e fugiram, tendo um agente sido baleado mortalmente no local.

Sabe-se que o desarmamento da Renamo ainda está em debate nas negociações no Centro de Conferências “Joaquim Chissano”, não se sabendo com que mandato os agentes das FADM invadiram a base da Renamo, com o fito de desarmar quem lá estava.

No princípio da noite desta quinta-feira, o Comando da Polícia da República de Moçambique em Maputo convocou a imprensa para acusar a Renamo de ser responsável pelas escaramuças em Mocuba. Segundo Pedro Cossa, as FADM entraram para a mata após alegada denúncia popular de que havia um esconderijo de armas. O facto é que aquele local é uma antiga base da Renamo. A Renamo ainda não reagiu ao episódio, que está a levar a que a população de Morotoni e redondezas abandone as suas casas.

Recomendado para si:  Nampula: Mulher de 62 anos dá à luz à primeira filha