Cultura Moçambique ganha prémio no Cineport

Moçambique ganha prémio no Cineport

A moçambicana Rosa Mário recebeu o prémio de melhor actriz coadjuvante no CINEPORT – Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa -, que se realizou durante a semana passada na cidade de João Pessoa, no Brasil, pela sua actuação no filme “Virgem Margarida”, do realizador Licínio Azevedo.

Rosa Mário, conhecida pelo público moçambicano pela sua actuação em espectáculos de dança, teve em “Virgem Margarida”, o seu primeiro papel em cinema. No filme, que se passa num centro de reeducação para prostitutas, entidade que existiu em Moçambique logo após a independência, ela interpreta Suzana, uma jovem dançarina em cabarés, mãe solteira de dois filhos, levada para um destes centros.

O filme que há duas semanas recebeu na Etiópia o prémio para o melhor guião, já foi exibido em cerca de 30 países e recebeu outros troféus internacionais. Duas outras actrizes de “Virgem Margarida”, Iva Mugalela, que interpreta uma prostituta rebelde, e Ermelinda Cimela, que interpreta a comandante do centro, já foram também premiadas.