Empresa optou por recorrer a transformadores da HCB. Se quisesse reparar o equipamento avariado, levaria um ano; se adquirisse novos transformadores, gastaria 2 milhões de dólares e dois anos a montá-los.
As províncias de Manica e de Sofala estão com restrições graves no fornecimento de energia eléctrica desde quarta-feira da semana passada, devido à avaria registada numa das três unidades do transformador da subestação de Chibata, distrito de Gondola, Manica.
As causas da avaria continuam no segredo da Electricidade de Moçambique (EDM), mas o facto de ter acontecido enquanto caía chuva intensa em toda a província de Manica poderá ser uma das razões.
Os técnicos da EDM estão no terreno desde o momento em que se registou a avaria. Mas, devido à gravidade do problema, a EDM teve de recorrer ao equipamento alternativo, fornecido pela Hidreléctrica de Cahora Bassa (HCB): dois transformadores, com 60 toneladas cada.
Se a EDM tivesse optado pela reparação dos transformadores avariados, teria que, no mínimo, levar um ano, com Manica e Sofala sem corrente à altura; mas, se tivesse optado pela aquisição de novo equipamento, teria de gastar dois milhões de dólares e dois anos na montagem. Assim, a EDM acredita que, até ao próximo dia 13, o problema seja resolvido, restabelecendo-se a corrente naquelas duas províncias.