Os Serviços de Urgência do Hospital Central de Maputo (HCM) receberam durante a transição de ano e nos dois dias de tolerância 1340 doentes. São doentes que procuravam aqueles serviços pelas diferentes causas, desde ferimentos por objectos pirotécnicos, agressões físicas, acidentes de viação e traumas diversos. O número de pacientes que procuravam os serviços aumentava a cada dia. No último dia da tolerância (03) deram entrada no HCM 448 pacientes, quase o dobro de pacientes (273) que procuraram as urgências, durante a transição. Neste período houve registo de 15 óbitos por diferentes doenças, 12 dos quais deram entrada na fase terminal.
Transição do ano
Na transição de ano, deram entrada no HCM 273 doentes. Destes, destaque vai para 13 feridos por objectos pirotécnicos, 21 por conta de acidentes de viação e 32 por agressões físicas. E um caso de ferimento por arma branca.
280 doentes no primeiro dia do ano
No dia 01 de Janeiro deram entrada no HCM 280 doentes, 179 por doenças gerais, 101 por diferentes traumas. Envolvidos em acidentes de viação deram entrada 20 doentes, por agressões físicas 21, e dois feridos por arma branca. Neste dia, destaque vai para dois óbitos, por doenças gerais e traumas.
299 doentes e 12 óbitos no segundo dia
Dos 299 doentes que deram entrada no dia 02, doze já na fase terminal perderam a vida. Como consequência de acidentes de viação e agressões físicas deram entrada 20 e 21 doentes, respectivamente. Houve também dois feridos por arma de fogo.
Maior procura no dia 03
O dia 03, por sinal último dos dois de tolerância concedidos pelo Governo, foi o que maior procura pelos serviços de urgência registou (488). Deste, 371 padeciam de doenças gerais,117 trauma. 20 por acidentes de viação e 18 por agressões físicas. Referir que do dia 2 para 3 de Janeiro o número quase duplicou.
Raul Cossa, porta-voz do HCM, diz tratar-se de números normais depois de um período de festas. Cossa faz balanço preliminar positivo da transição e dos dois dias de tolerância. Amanhã o HCM vai fazer o balanço geral da quadra festiva.