A Presidência da República conta desde a última sexta-feira com novo edifício. Trata-se de uma majestosa infra-estrutura construída de raiz com o financiamento do governo chinês. À Imprensa não foi revelado o valor da empreitada. Os jornalistas tentaram por todas as vias saber, mas ninguém revelou. Igualmente não foram avançados os detalhes do edifício, uma vez que foi vedada a presença da Imprensa enquanto decorria a apresentação dos compartimentos aos convidados.
Tudo o que se sabe é que o novo edifício da presidência contém três pisos, gabinete do presidente, sala do Conselho Consultivo da Presidência da República, sala do Conselho de Ministros e sala dos grandes actos. Sabe-se ainda que no edifício há um heliporto. A infra-estrutura foi inaugurada pelo chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza.
Discursando na ocasião, Guebuza disse que o novo edifício vai servir de apoio ao Presidente da República.
O estadista moçambicano disse ainda que o edifício “deve herdar e elevar para novos patamares o histórico do povo moçambicano de bem servir, contribuindo para a concretização da agenda nobre de todos os moçambicanos” no País e no estrangeiro.
Conselho de Ministros vai funcionar na presidência
A grande novidade é que as sessões do Governo que decorriam no Gabinete do Primeiro-Ministro, com a entrada em funcionamento do novo edifício, passam a acontecer na Presidência da República.
Estiveram presentes na inauguração membros do Governo, dirigentes de instituições de soberania, diplomatas, entre outros convidados.