Sociedade População de Matlemele saiu à rua para exigir energia eléctrica

População de Matlemele saiu à rua para exigir energia eléctrica

Moradores do bairro Matlemele manifestaram-se em frente às instalações da Electricidade de Moçambique (EDM), na Matola, ontem, em protesto contra falta de energia eléctrica.

Cânticos, danças, gritos e até encenação de noites passadas à luz de vela, que, em alguns casos resultam em incêndios, marcaram a manifestação ocorrida na manhã de ontem nas instalações da EDM da Matola.

Os moradores de Matlemele dizem que estão cansados de esperar e agastados com as promessas não cumpridas pela EDM. “Desde 2010, já fizemos cinco ou seis abaixo-assinados a pedir energia à EDM, que foram aceites. Mas, até hoje, estamos às escuras”, lamenta o manifestante Fernando Raul.

População de Matlemele saiu à rua para exigir energia eléctrica
População de Matlemele saiu à rua para exigir energia eléctrica

O manifestante disse ainda que, “no último encontro que tivemos com a EDM, em Fevereiro de 2013, foi-nos prometido que, em Setembro do ano passado, o bairro estaria iluminado, o que não aconteceu. Continuamos às escuras. Só para carregar o telefone, sou obrigado a caminhar uma distância de quatro a cinco quilómetros. É um transtorno”.

Os residentes de Matlemele contam ainda que, naquele bairro, várias casas já pegaram fogo devido ao uso de velas. “Ao anoitecer, temos de usar a vela, o que é um risco. Já perdi os meus irmãos. Basta de promessas, já foram vários os incêndios, alguns com vítimas, até mortais. Queremos sair daqui com a resposta certa”, afirma a moradora Anilda José.

Recomendado para si:  Governo de Moçambique lança avaliação ambiental nas principais minas de Tete