Este cenário acontece uma semana depois da última chuva que fustigou as cidades de Maputo e Matola. Casas alagadas, muitas delas abandonadas, num bairro, que se diga, recém-parcelado.
Neste momento, muitas casas continuam submersas e dezenas de famílias estão desalojadas.
Os afectados estão indignados e atiram a responsabilidade à edilidade. “É sempre assim quando chove. É uma zona baixa. O município parcelou este local sabendo dos problemas. Mesmo assim, enquadrou nos num local como este e agora não temos solução”, disse Fabião Jeremias, um dos afectados.
Na verdade, a água inundou as casas desde o início de Dezembro passado, altura que começou a chover em Maputo.
Para os moradores, a solução está com o município. “A edilidade devia fazer uma drenagem da rua principal, onde as águas deviam ser escoadas até à zona do campo. De lá, correria em direcção à Matola Gare. Aliás, os nativos explicam que desde as cheias de 2000 as águas deste local sempre foram drenadas até ao campo e de lá iam atè a Matola Gare”, explicou a fonte.
Para já, grande parte das famílias, as que não puderam abandonar as casas, partilha espaços pequenos, já que as suas residências estão completamente alagadas.