As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) envolveram-se na última quinta-feira num tiroteio com supostos homens da Renamo no povoado de Muabisa, posto administrativo de Mapinhane, no distrito de Vilanculos, a norte da província de Inhambane. Não há registo de mortes. Fontes militares falam de “feridos ligeiros” do lado das forças governamentais.
O confronto aconteceu quando as forças governamentais posicionadas no posto policial de Mapinhane receberam uma denúncia sobre a presença de supostos homens da Renamo em Muabisa.
“Alguém disse que os homens da Renamo foram vistos a comprar cabrito no mercado para irem comer no interior do povoado”, disse-nos a fonte militar.
As forças governamentais dirigiram-se à referida zona, e quando chegaram indicaram-lhes o caminho que os supostos homens da Renamo teriam usado na sua retirada do mercado.
Só que durante a caminhada as tropas governamentais foram recebidas a tiros. “Dispararam contra nós. Tivemos que nos refugiar para percebermos de onde vinham os tiros, mas não foi possível porque os tiros não duraram acima de cinco minutos. Abrimos fogo contra eles, mas ninguém respondeu. Vimos que estávamos a gastar munições e parámos meia hora em silêncio e não ouvimos nada, daí decidimos regressar porque tínhamos alguns colegas com ferimentos em várias partes do corpo”, contou-nos a fonte.
A fonte disse ao Canalmoz que os feridos receberam primeiros socorros e foram evacuados no final do dia para o quartel da sub base naval localizada na cidade da Maxixe.
Polícia nega-se a falar do assunto
Em contacto telefónico com o porta-voz provincial da PRM em Inhambane, Vagumar Armindo, este recusou-se a falar sobre o confronto. “Nós como Polícia ainda não temos conhecimento sobre este caso, mas pode contactar as FADM para ter mais detalhes”, frisou.