Sociedade Segurança Sangue em Muxúnguè

Sangue em Muxúnguè

Homens armados, supostamente da Renamo, atacaram na manhã de sábado uma viatura de transporte de passageiros no distrito de Chibabava, em Sofala, tendo morto uma pessoa e ferido outras nove.

O ataque deu-se num ponto da Estrada Nacional número Um, a principal do país, a 80 quilómetros da sede do posto administrativo de Muxúnguè.

A viatura transportava 30 pessoas e fazia o trajecto Machanga/cidade da Beira.

Os homens armados dispararam contra a viatura, tendo atingido dois pneus do lado esquerdo e alvejado vários ocupantes, incluindo o motorista. Quatro pessoas tiveram ferimentos graves, uma das quais veio a perder a vida à entrada do Hospital Rural de Muxúnguè.

Gimo Machava, uma das vítimas, conta que, momentos após atravessarem a ponte sobre o rio Ripembe, um indivíduo acenou para que a viatura parasse e fosse transportado. A fonte supõe que este passageiro fazia parte do grupo de homens armados.

`Depois de terem conseguido imobilizar a viatura, ordenaram que ninguém descesse do carro sem a sua autorização e as pessoas obedeceram, daí foram vasculhando os bens dos passageiros, tendo levado consigo todos os bens dos que viajavam. Depois disso, ordenaram que todos os passageiros saíssem do mini-bus e, posteriormente, atiçaram o fogo, revistaram as pessoas, levaram todos os bens valiosos, como computadores portáteis, celulares, até calçados. Como vê, só fiquei com um pé do meu sapato, de tanta pressa só levaram um pé´, disse Gimo Machava.