Politica “Linguagem belicista deve ser reservada aos filmes” – Guebuza

“Linguagem belicista deve ser reservada aos filmes” – Guebuza

O presidente da República, Armando Guebuza, disse – por ocasião da passagem do 21.º ano após a assinatura do Acordo Geral de Paz que pôs fim a 16 anos de guerra civil – que a guerra e a linguagem belicista “devem ser reservadas aos filmes onde tudo é ficção”.

Guebuza, que falava durante as cerimónias centrais que tiveram lugar na Praça da Paz, convidou todos os moçambicanos a empenharem-se em acções que promovam a paz e moçambicanidade.

Mas as comemorações do 4 de Outubro deste ano acontecem num cenário de tensão político militar entre as tropas do Governo, nomeadamente as Forças Armadas e a Força de Intervenção Rápida,que estão em confronto com as tropas da Renamo, numa situação de guerra eminente. Não há indicações de que haja vontade política por parte do Governo para pôr fim a situação.

Ao longo da Estrada Nacional Número 1, na região centro do País, só é possível atravessar mediante a escolta militar. É mesmo uma situação de guerra. Foi criado um fórum de negociações que há mais de 100 dias que não produz resultado por intransigência do Governo.

Recomendado para si:  Ex-guerrilheiros da RENAMO criticam liderança de Ossufo Momade