Sociedade Educação Tete: Escola de Cateme já está dotada de meios

Tete: Escola de Cateme já está dotada de meios

A Escola Secundária de Cateme, no distrito de Moatize, na província de Tete, está desde a semana finda, capacitada a ministrar cursos profissionalizantes nas especialidades de carpintaria, electricidade básica e construção civil, na sequência da recepção de um apoio em recursos pedagógicos para o efeito financiados pela mineradora Vale Moçambique.

A disponibilização dos “kits” contendo o equipamento para ministrar àqueles cursos visa, fundamentalmente, cativar um maior número de jovens locais a aderirem àquele tipo de formação e, desta forma, encontrarem maiores oportunidades de emprego que se abrem com a implementação de diversos projectos da indústria de extracção mineira, bem assim do empreendedorismo.

Avaliados em mais de dois milhões de meticais, os “kits” de formação ora entregues, em cerimónia dirigida pelo Secretário Permanente distrital de Moatize, Tito Magaço, compreendem equipamentos diversos adaptados ao ensino técnico-profissional nas áreas de carpintaria, electricidade básica e construção civil.

Entretanto, a direcção da Escola Secundária de Cateme representada, na ocasião, por Albertino Mucazinababa, agradeceu o gesto tendo afirmado que o seu estabelecimento de ensino vai saber valorizar os equipamentos doados.

“Vamos saber usar todo este equipamento, que nos foi disponibilizado, para os objectivos para os é destinado, nomeadamente de formação profissional, não só dos nossos alunos e professores, mas também de outros membros interessados da comunidade de Cateme” – assegurou Mucazinababa.

Recomendado para si:  Estudantes de medicina da UniLúrio iniciam estágios no HCN após protestos por subsídios

Ainda na ocasião, o representante do governo do distrito de Moatize, advertiu que as oportunidades em apreço poderão estar em risco se os jovens que estão prestes a ingressar no mercado laboral não se prevenirem do HIV/SIDA e outras doenças endémicas, incluindo a malária, que têm estado a dizimar um elevado número de pessoas em idade laboral activa, retardando o desenvolvimento daquela região da província de Tete, em particular, e de Moçambique, em geral.

A doação dos “kits” de treinamento teve lugar na semana passada, em Cateme, durante a cerimónia de encerramento dos cursos de carpintaria, electricidade básica e construção civil, abrangendo alunos e professores de nove escolas secundárias de Moatize, no quadro da materialização de um memorando de entendimento assinado entre o governo da província de Tete e a mineradora Vale.

De salientar que aquele estabelecimento de ensino secundário conta, actualmente, com um efectivo de 650 alunos. O mesmo foi construído em 2010, na área de reassentamento da população retirada no espaço concessionado ao Projecto Carvão de Moatize, da Vale Moçambique.