Economia CFM inspira-se na logística e infra-estruturas portuárias

CFM inspira-se na logística e infra-estruturas portuárias

O facto foi defendido há dias, na Beira, pelo presidente do Conselho de Administração daquele sector do Ministério dos Transportes e Comunicações, Rosário Mualeia, o qual acrescentou que tais complexos devem ser adequados, modernizados e que permitam, acima de tudo, operações eficientes e competitivas, bem como responder à crescente demanda de transporte de passageiros e de carga diversa no país.

Com efeito, indicou que a Direcção Executiva Centro dos CFM, em particular, tem a missão de garantir a viabilização dos avultados investimentos realizados no sector mineiro e energético no Vale do Zambeze, ao longo dos últimos anos, sendo, por conseguinte, aposta a formação de profissionais competentes em todas as áreas específicas da actividade ferro-portuária.

Discursando por ocasião do encerramento dos cursos de 41 novos factores e 34 operadores de manobras, Mualeia indicou que a política de formação profissional naquela firma foi e sempre será uma componente de destaque e, nestes últimos anos, ganha cada vez mais expressão, na medida em que “estamos cientes das exigências que a actual demanda na logística de transporte ferroviário impõe, derivada do aumento do volume de carvão a ser escoado”.

Recomendado para si:  Moçambique aumenta despesa pública e prevê défice de 113 mil milhões no Orçamento do Estado

Por outro lado, afirmou que o relançamento da economia do Zimbabwe, potencial utilizador do sistema de transporte ferro-portuário centro, exige a tomada de medidas acrescidas. É neste contexto que se impõe naquela firma maior rigor, eficiência e segurança na prestação do serviço logístico de transporte.

O PCA dos CFM anunciou que aquele acto do encerramento dos cursos de factores e operadores de manobras marcou o relançamento de formação nas áreas específicas das actividades ferro-portuárias, após um longo período de interrupção, na sequência do Programa de Reestruturação Empresarial e do Redimensionamento da Força de Trabalho.

Noticias