Sociedade Educação Aumenta presença da rapariga no ensino em Mogincual

Aumenta presença da rapariga no ensino em Mogincual

Dados do sector da Educação, Juventude e Tecnologia de Mogincual referem que no ano lectivo em curso, um total de 32.345 alunos permanece no sistema de ensino do nível básico e secundário geral, segundo avaliação dos efectivos escolares que é feita todos anos no início do mês de Março. Daquele efectivo, 13.634 alunos corresponde ao número de raparigas.

De acordo com Mário Paciano, director do Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia em Mogincual, o nível da participação da rapariga no ensino mostra sinais de evolução de ano para ano, enfatizando que houve momentos difíceis no distrito caracterizados pela ausência de raparigas em muitas turmas, devido a factores culturais que impediam aos pais e encarregados de educação de matricular os seus filhos ou educandos.

A governadora de Nampula disse que as queixas apresentadas sistematicamente pelas comunidades e em particular pelas mulheres que alegadamente são assistidas por técnicos do sexo masculino nas unidades sanitárias, quando se apresentam as consultas pré-natal devido à sua gravidez, só pode ficar ultrapassada quando os pais e encarregados de educação mantiverem a sua atitude de inscrever os seus educandos sobretudo a rapariga no ensino.

“Precisamos, como Governo, de elevar o nível de participação da rapariga no ensino, pois, é lá onde vai buscar os conhecimentos para interpretar com exactidão os factores que concorrem para o atraso no nível de desenvolvimento da sua família que é o núcleo de uma sociedade”, anotou a governadora Cidália Chaúque, acrescentando de seguida que são enumeras as vantagens de ter uma comunidade escolarizada.

Para o distrito de Mogincual ultrapassar a questão relacionada com o baixo nível de participação da rapariga no ensino, desenhou uma estratégia de motivação dos pais e encarregados de educação a qual foi implementada por uma organização não-governamental denominada Facilidade, segundo referiu Mário Paciano, que para tal mostrou disponibilidade além de recursos humanos e financeiros.

“Os técnicos da Facilidade promovem palestras nas comunidades focalizadas em matéias relacionadas com a educação no geral. Para tal apoiaram na criação dos conselhos de escola, sendo através daqueles órgãos de base que são debatidos de fundo temas relacionados com as vantagens da escolarização da rapariga. Na ocasião são explicadas de que elas estão isentas do pagamento de taxas de matrícula e os resultados começaram a surgir desde 2009 a esta parte.

No aprofundamento das causas que concorriam para a fraca aderência da rapariga no ensino naquele ano, o sector da Educação em Mogincual concluiu que os pais e encarregados de educação não são favoráveis ao envio dos seus educandos do sexo feminino para os lares estudantis, situação que ocorria depois da conclusão do nível básico em determinadas zonas do distrito.

Como resposta, o Governo acelerou a expansão do Ensino Secundário Geral aos postos administrativos de Namige, Quinga e no ano passado em Quixaxe. Os ganhos foram significativos na medida em que elevou a participação da rapariga, bem como se pensa que esteja a concorrer para a redução dos casos de gravidez e casamento prematuros que alguns pais e encarregados de educação temem que ocorram.

Noticias