Até ao momento, dos 21 distritos apenas oito é que dispõem de agências bancárias, facto que faz com que muitas pessoas ainda não tenham onde depositar o seu dinheiro com segurança.
Aquela funcionária sénior do BM fez tal consideração segunda-feira, na cidade de Nampula, na inauguração da exposição subordinada ao tema “Bancarização em Moçambique”, patente na Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique.
“Nós temos na nossa província um total de 11 bancos comerciais, concentrados maioritariamente nas cidades de Nampula e Nacala-Porto. Eles estão representados em apenas oitos distritos dos 21 que comportam a província, o que é preocupante, pois muita gente continua a não ter onde guardar com segurança o seu dinheiro”, anotou Maria Mateus.
Segundo ela, a situação podia ser menos preocupante se sabe algumas caixas de poupança já a funcionarem na região, fossem expandidas para algumas zonas rurais da província da província de Nampula. O que acontece este serviço confinam-se também aos centros urbanos.
A directora substituta da filial do Banco de Moçambique em Nampula acrescentou há trabalho sério que tem que ser feito com vista a convencer as instituições bancárias a instalarem as suas representações ou agências nos distritos onde ainda não existem. Aliás, aquela filial tem vindo a sensibilizar os bancos comerciais já instaladas nas cidades de Nampula e Nacala-Porto nesse sentido.
Todavia, e em função dessa incómoda realidade, Maria Mateus enfatizou que “gostaríamos de apelar ou convidar para além dos bancos, as caixas de poupança e outros serviços financeiros, a se instalarem nas zonas rurais, porque a população precisa de serviços financeiros”.
A localização dos novos e grandes projectos, como os que estão surgindo na Zona Económica Especial de Nacala, constitui igualmente um dos factores que contribui para que os bancos se concentrem naquela cidade.
Entretanto, a exposição mostra fotos, infografia, notícias e outras imagens como fruto da implementação do projecto “bancarização”, lançado no país em 2OO7.
Noticias