A escolha daquela província, segundo a coordenadora nacional do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar SETSAN, Marcela Libombo tem a ver com o facto de, Manica ser a província eleita para a instalação do escritório sub-regional para o Corredor da Beira.
O Programa vai beneficiar sobretudo os três pilares essenciais em que a segurança alimentar se baseia a saber: a disponibilidade de alimentos, o acesso a alimentos e a qualidade nutricional.
A ideia é envolver agricultores, pescadores, avicultores no melhoramento da produção, facilitando o acesso na insumos tais como sementes fertilizantes, redes de pesca e outros instrumentos.
Falando ao Noticias a propósito do seminário que ontem terminou em Maputo, Marcela Libombo enalteceu o papel dos parceiros da União Europeia que tanto contributo deram para que o programa fosse uma realidade, bem como o empenho demonstrado pelos quadros do secretariado a todos os níveis.
Um dos grandes marcos do encontro de Maputo tem a ver com a descentralização do SETSAN a nível provincial, bem como com a definição de papéis com os ministérios envolvidos e parceiros, bem como a premiação de alguns funcionários que vem se distinguindo no que tange à segurança alimentar.
Aquele programa da U.E e do governo de Moçambique vai permitir o melhoramento da produção de agricultores e pescadores de pequena escala, facilitando o acesso na insumos tais como sementes fertilizantes, redes de pesca e outros instrumentos.
Estima-se em 200 mil as famílias a serem contempladas nos 46 distritos já identificados nas províncias de Centro e Norte do país numa iniciativa avaliada em 67.300 milhões de dólares norte-americanos.
Estiveram reunidos no seminário de Maputo, técnicos do SETSAN em representação de todas as províncias do país, facilitadores, técnicos dos Ministérios da Indústria e Comércio, Agricultura.
Em Moçambique, a Iniciativa será executada pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola FIDA, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura FAO, o Programa Mundial para a Alimentação (PMA), o Secretariado Técnico de Segurança Alimentar (SETSAN), acções a serem coordenadas pelo Ministério da Agricultura MINAG.

















