Contudo, o cenário que hoje se pode ver é de esperança, com os campos repletos com várias centenas de hectares de milho com excelente aspecto vegetativo, uma indicação de se estar em presença de resultados animadores nesta segunda época da presente campanha agrícola.
A nossa Reportagem, que há dias trabalhou naquele ponto da província, constatou o envolvimento dos produtores no trabalho, tendo em vista a rápida alteração do cenário negro que se havia instalado devido as recentes cheias, que anularam o seu esforço na sequência da perda de extensas áreas com diversas culturas em várias fases de desenvolvimento vegetativo.
Com efeito, como resultado do apoio prestado pelo conselho municipal de Xai-Xai, associado à entrega abnegada dos camponeses ávidos em inverter a situação provocada por aquele desastre natural, os parcelamentos agrícolas de Inhamissa, Denguene, Juvucaze e Patrice Lumumba, apresentam um visual caracterizado por campos prenhes de milho e de hortícolas, prenúncio de dias de fartura para as inúmeras famílias martirizadas pelas recentes cheias.
Na deslocação às zonas de produção na periferia de Xai-Xai, a nossa Reportagem teve a oportunidade de conversar em Denguene com a camponesa Ester Sebastião, que nos disse não terem as cheias amainado a motivação de trabalhar a terra, não obstante as dificuldades de vária ordem, daí a multiplicação de iniciativas no seio dos produtores de forma a relançar-se a actividade agrícola.
“Conforme podem ver as águas que provocaram inúmeros estragos nas infra-estruturas sociais e económicas, como nas nossas culturas, deixaram para trás um rasto de destruição, porém graças ao nosso empenho e aos apoios recebidos, o cenário que se vive agora é dos melhores, pois tudo está sendo feito para que a vida prossiga o seu ciclo normal e possamos tirar vantagens destas terras férteis”, disse a nossa entrevistada.
RESPOSTA DOS CAMPONESES AGRADA EDILIDADE
De acordo com informações facultadas à nossa Reportagem por Francisco Nhachengo, vereador para a área da Agricultura e Transportes no Município de Xai-Xai, foi determinante o apoio prestado pela edilidade logo após a ocorrência do drama, que se traduziu não só na disponibilização de sementes de milho e hortícolas, como também pelo apoio prestado em insumos agrícolas para fazer face às perdas provocadas por aquela situação calamitosa.
Por outro lado, segundo a nossa fonte, esforços estão sendo envidados pelo conselho municipal para que nos próximos dias, seja instalada uma ponte metálica sobre o rio Anguluzane, no Posto Administrativo Patrice Lumumba, de forma a permitir que os camponeses possam com segurança ter acesso aos campos agrícolas.
Para além das extensas áreas de milho e de hortícolas que dominam aquilo que foi a preferência dos produtores nesta segunda época, o parcelamento de Inhamissa está igualmente a realizar a cultura da batata-reno, com vista a relançar-se a produção deste tubérculo, que tem vindo ano após ano, a ganhar novos mercados e concorrência com a batata importada.
A par destas intervenções, conforme disse-nos Francisco Nhachengo, a edilidade tem estado a promover acções ligadas à limpeza manual das valas em Sotoene, enquanto se aguarda pela criação de condições necessárias para a realização de trabalhos no colector principal.
“Nota-se um grande ânimo no seio dos camponeses, depois de terem perdido praticamente tudo, há efectivamente um novo alento que irá ajudar a relançar a vida. Isto acalenta a esperança de que os tempos que se avizinham serão obviamente bem melhores,” disse o vereador Nhachengo.
A nossa fonte acrescentou que o conselho municipal de Xai-Xai está igualmente a desenvolver trabalhos visando a monitorização de pragas, com especial destaque para a praga do lagarto, não havendo no entanto razões para alarme.
Refira-se que as zonas verdes da capital provincial de Gaza deverão dentro de dias beneficiar de um novo incremento em equipamento para lavoura, com a aquisição de mais dois tractores, a serem colocados à disposição dos camponeses a preços simbólicos. Com este reforço, sobe para cinco o número de tractores ao serviço da cintura verde da cidade de Xai-Xai.
Noticias