Cultura “Velha-guarda” rende-se ao talento da banda Kakana

“Velha-guarda” rende-se ao talento da banda Kakana

Músicos com muitos anos de experiência, presentes na última sexta-feira no lançamento do primeiro disco da banda Kakana, teceram largos elogios ao grupo, quer pela qualidade das músicas que compõem o disco, quer pela exibição em palco.

“Alta personalidade, profissionalismo e maturidade cultural” são alguns atributos de Yolanda e da banda, segundo João Cabaço.
“Notei profissionalismo e maturidade cultural. Há quem diga que a Yolanda é minha fã, mas eu já era fã dela”, comentou João Cabaço, emocionado.
Elvira Viegas, uma figura incontornável da música moçambicana e que tem andado envolvida na formação de novos talentos na música em realityshows, também se rendeu às qualidades da banda: “é uma boa banda, fez um bonito espectáculo”.

Um show memorável

Foi uma noite ao estilo da banda Kakana. Temas retractando amor, esperança e paz marcaram a noite.

Com a sala do Centro Cultural Universitário lotada, coube a Yolanda, e fê-lo com muita mestria, abrir a noite ao som da música “Sweet”, criando simpatia com os presentes.
O espectáculo ganhou outra dinâmica quando João Cabaço e Yolanda num dueto interpretaram a música Kokwana da autoria do primeiro.
Daí em diante o público não mais conseguia ficar indiferente ao ambiente de alegria que se vivia na sala.

Para além de Cabaço, acompanharam a banda Kakana o rapper Simba e o saxofonista Morreira Chonguiça, que deram um toque diferente à noite.
Ainda houve espaço para uma “serenata”, Maria Helena Pinto brindou os presentes com uma excelente actuação.

A par de Serenata, Planeta Perfeito, Xiluva, Wakeup, Madlaissana e Suhura foram alguns dos temas mais bem recebidos pelo público, tendo cantado e dançado.
No final espectáculo, Jimmy Gwaza, guitarrista e compositor, não escondeu a satisfação de ver um sonho realizado. “É resultado de muita fé e muito trabalho. É gratificante o apoio do público, espero que comprem o disco”.

O disco

“Serenata” é um disco composto por quinze músicas, predominantemente Afro, Rock e Jazz, transmitindo essencialmente mensagens de esperança, paz e amor.
As músicas foram maioritariamente compostas por Jimmy Gwaza e Yolanda Chicane.

A banda Kakana foi criada em 2004 por Azarias Arone, ou seja, Jimmy Gwaza, guitarrista, e Yolanda Chicane, vocalista.

Antes mesmo de lançar o disco, o grupo coleccionava vários prémios nacionais como Melhor Voz no Top Ngoma, 2007 e 2010; Revelação no Top Ngoma, 2007; Fusão no Top Ngoma, 2010; Melhor Banda Top Ngoma, 2009; Prémio Fusão no Moçambique MusicAwards – MMA.

O grupo produziu duas mil cópias com as seguintes músicas: Xiluva, Mufolhe, Sweet, Freedom, Sorte, Karimanhana, Nikarate, Serenata,Washingyou, Madlaissana, Pokito, Planeta perfeito, Wakeup, Rhula, Suhura.

Canal Moz