Sociedade Criminalidade Guarda-costas de Cadmiel Muthemba envolvido em roubo à mão armada

Guarda-costas de Cadmiel Muthemba envolvido em roubo à mão armada

O ajudante de campo (ADC) do ministro das Obras Públicas e Habitação, Cadmiel Muthemba, é indiciado no crime de ameaça e roubo de 800 mil meticais com recurso à mão armada, no bairro de Tchumene, município da Matola.

A Polícia, a nível da província de Maputo, confirma a ocorrência e a detenção de cidadão identificado pelo nome único de Arsénio, na posse de uma pistola, mas não vai ao fundo da questão.

Este facto, desde a sua ocorrência a 27 de Maio passado, é tratado com muito secretismo. Da 9.ª Esquadra da PRM na província de Maputo até ao Ministério do Interior ninguém entra em detalhes. A secção da Polícia de Investigação Criminal, junto da 9.ª Esquadra, em Tsalala, é que tratou este assunto, mas recusou-se a esclarecer algumas zonas de penumbra.

A Reportagem do Canalmoz esteve em Tsalala na última sexta-feira. A Polícia não revela o nome completo nem onde trabalhava, mas confirma tratar-se de um jovem de 33 anos de idade identificado pelo nome de Arsénio. O Canalmoz sabe no entanto que estava afecto no Comando da Força de Protecção de Altas Individualidades (FPAI), um dos ramos da Polícia.

Versão da Polícia

O porta-voz da Polícia na província de Maputo, Emídio Mabunda, disse, em contacto com o Canalmoz, que por volta das 12 horas do dia 27 de Maio passado, dois indivíduos que se faziam transportar por uma viatura de marca Toyota Starlet, e com recurso a uma arma de fogo do tipo pistola, ameaçaram e levaram 800 mil meticais a um cidadão que acabava de levantar numa das dependências bancárias no município da Matola.

“Com a intervenção da Polícia, foi possível recuperar o valor e entregar ao legítimo proprietário. Um dos detidos é identificado por Arsénio. Foi detido e entregue às autoridades competentes e outro fugiu. Não sei onde é que ele trabalhava. O que nos interessa é que a pessoa estava com arma e é moçambicano”, disse.
Mabunda também disse que a prisão já foi legalizada e neste momento está sobre a alçada do Ministério da Justiça.

Coincidência

Há coincidência do nome “Arsénio” quer na investigação levada a cabo pelo Canalmoz, quer na informação facultada pela Polícia. Também coincide o local onde o crime ocorreu e a esquadra onde foram elaborados os autos, neste caso, a “9.ª” localizada em Tsalala.

Tem sido hábito a Polícia dizer apenas o primeiro nome dos detidos, o número do registo da arma, a quantidade das munições e o número do processo, mas todas estas informações foram sonegadas por Emídio Mabunda.

Ministério das Obras Públicas e Habitação

Num breve contacto telefónico, o assessor de Imprensa no Ministério das Obras Públicas e Habitação, Joaquim Cossa, disse desconhecer o assunto. “Nada sei sobre esse assunto”, disse Cossa.

Canal Moz