Sociedade Saúde Fundo Global de Genebra: Governo com 25 milhões de USD para o...

Fundo Global de Genebra: Governo com 25 milhões de USD para o sector da Saúde

O facto foi ontem anunciado em Maputo pela gestora do portfólio de Moçambique no Fundo Global de Genebra, Kirsi Viisainen. Desta verba, 17,5 milhões de USD serão aplicados num período de três anos para a melhoria da gestão de medicamentos, artigos médicos, incluindo a cadeia de distribuição.

Ainda no leque das áreas a contemplar com o montante, destaque vai para a gestão financeira do sector, a qualidade dos recursos humanos, o sistema de informação para a saúde e o reforço da capacidade do laboratório.

Num passado não distante a tuberculose, doença que havia sido controlada pelo sector da Saúde, voltou a assumir níveis alarmantes, constituindo, desta forma, um problema de saúde pública no país. O fenómeno do aumento de casos de tuberculose é relacionado às infecções por HIV e SIDA.

Acções de combate à tuberculose também foram contempladas com um valor de 7,5 milhões de dólares para os próximos dois anos. A escolha desta área tem a ver, segundo Kirsi Viisainen, com o fim do programa de cinco anos.

Assim, com a disponibilidade da primeira tranche do montante a ser feita em Agosto, estarão assegurados medicamentos da primeira e segunda linha de tratamento da tuberculose e de reagentes e consumíveis para o laboratório.

Recomendado para si:  Índia entrega a Moçambique mais de duas toneladas de medicamentos

Para além da tuberculose, outras doenças de saúde pública em Moçambique são a malária e o HIV/SIDA, sobre as quais já estão em preparação os acordos de continuação para os respectivos programas.

Moçambique tem uma parceria firmada com o Fundo Global de Genebra para apoiar várias acções de saúde, um apoio disponibilizado depois de uma análise das áreas mais críticas.

Desde 2004 que o fundo tem apoiado o Governo na área da Saúde, tendo como áreas de intervenção a malária, tuberculose e HIV/Sida. “Agora entrámos num acordo para apoiar especificamente o fortalecimento do sistema de saúde.

“Nós achamos que o ministério está em condições de receber os fundos como forma de voltarmos a reforçar o sistema. Esta é a avaliação que fazemos, pois notamos que as condições existem”, disse.

O acordo visando a concessão dos 25 milhões de dólares foi alcançado a 5 de Julho corrente entre o Governo e o Fundo Global de Genebra.

Noticias