Politica Urgente disseminar mensagens sobre cancros – considera Maria da Luz Guebuza

Urgente disseminar mensagens sobre cancros – considera Maria da Luz Guebuza

A esposa do Chefe do Estado moçambicano fez este apelo no último sábado, na cidade de Tete, quando proferia uma palestra sobre aquela doença. Referiu que o Ministério da Saúde (MISAU), em parceria com o Gabinete da Primeira-dama de Moçambique, já esboçou um programa nacional de prevenção e controlo dos cancros de colo, da mama e da protesta.

O referido programa, segundo Maria da Luz Guebuza, visa, por um lado, a prevenção e redução da mortalidade das mulheres devido ao cancro do colo uterino, através da oferta de serviços de prevenção e detecção precoce da doença e o respectivo tratamento em todo o território nacional.

O cancro de colo uterino é mais comum na mulher adulta, no país, depois do sarcoma de kaposi (HIV/SIDA), com maior incidência a partir dos 45 anos de vida. Da Luz Guebuza referiu que devido a alta taxa de prevalência do HIV/SIDA, aquele tipo de cancro pode aparecer em mulheres mais jovens “pelo que apelamos a toda a mulher para fazer consultas frequentes nas unidades sanitárias, para saber do seu estado de saúde porque só assim poderemos nos prevenir ou tratar o mais cedo possível qualquer enfermidade detectada pelo pessoal médico”.

Mulássua Simango, médica que foi uma das oradoras da palestra sobre o cancro do colo uterino, disse que a prevenção primária da doença pode ser realizada através do uso do preservativo durante a relação sexual, uma vez que a prática do sexo seguro é uma das formas para se evitar o contágio pelo HIV que é responsável pelo aparecimento das lesões precursora deste cancro que é transmitido por via sexual.

Recomendado para si:  PR Chapo defende combate à corrupção como base do desenvolvimento nacional

Urgente disseminar mensagens sobre cancros – considera Maria da Luz Guebuza

“Se as lesões precursoras forem detectadas precocemente, há 100 por cento da possibilidade de cura”, disse aquela profissional de Saúde que indicou que o Ministério da Saúde escolheu o método de inspecção do colo uterino com o uso de Ácido Acético a cinco por cento, um método considerado simples, indolor e com uma eficácia elevada e apropriado para rastreio em países como o nosso.

Relativamente ao cancro da mama, Mulássua Simango disse que qualquer mulher pode vir a ter, existindo grupos de mulheres que estão em maior risco, como, por exemplo, as que já tiveram o primeiro filho depois dos 35 anos de idade.

“Este cancro pode, igualmente, atacar mulheres que menstruam pela primeira vez antes dos 12 anos de idade ou que tiverem a paragem definitiva da menstruação depois dos 50 anos de vida”, disse aquela oradora.

Hoje, último dia da visita que a Primeira-dama da República efectua à província de Tete, Maria da Luz Guebuza vai proceder à entrega formal de um equipamento médico cirúrgico ao Ministério da Saúde, acto que vai ter lugar no hospital provincial. O referido equipamento faz parte do donativo angariado pelo Gabinete da Primeira-dama de Moçambique nos Estados Unidos da América.

Noticias