Sociedade Tete – Alguns funcionários suspeitos da venda de cartas de condução

Tete – Alguns funcionários suspeitos da venda de cartas de condução

Um dos acidentes de viação ocorreu no passado dia 30 de Maio último, na Localidade de Mavudzi Ponte, no distrito de Chiúta, do qual resultaram nove óbitos. O referido sinistro, de acordo com dados apurados pela nossa Reportagem, envolveu uma viatura que na circunstância era conduzida por um indivíduo não habilitado.

Aliás, abordado no local por agentes das autoridades policiais, o referido indivíduo não quis a apresentar o documento que o habilita a conduzir veículos automóveis, alegando que este havia se extraviado. No entanto, depois de uma insistência acabou apresentando-o e, do trabalho de investigação que foi realizado, constatou-se que o mesmo era falso.

Porque a carta apresentada pelo motorista da viatura sinistrada estava datada de 6 de Junho corrente, portanto, quatro dias depois do acidente e devidamente assinada por um funcionário da INATTER, o delegado provincial daquela instituição, Napoleão Salomão Sumbana foi confrontado com a situação, tendo este apenas se limitado a confirmar a falsidade do documento.

Este facto, de acordo com fonte policial, é uma das evidências da existência de casos de corrupção da venda de cartas de condução por parte de alguns funcionários da delegação do INATTER, em Tete, uma situação que está a custar muitas vidas humanas, onde a maior parte dos compradores daquele tipo de documentos são hoje motoristas dos transportes semi-colectivos de passageiros, vulgo “chapas-100”.

Recomendado para si:  Tráfego na N1 em Xai-Xai é restabelecido após reparos na ponte Nguluzane

Tete - Alguns funcionários suspeitos da venda de cartas de condução

As autoridades do Comando da Policia de República de Moçambique (PRM) na província de Tete, estão preocupadas com o índice crescente de acidentes de viação que ocorrem nas principais estradas da província, trazendo luto e dor no seio de muitas famílias.

O o comandante da corporação, em Tete, Manuel Zandamela, anotou que 92 pessoas perderam a vida e outras 107 contraíram ferimentos, entre graves e ligeiros, nos últimos 12 meses em consequência de 82 acidentes de viação ocorridos nas rodovias da província.

A situação de acidentes de viação nas estradas da província tende a crescer, nos últimos anos, devido a vários factores, nomeadamente o aumento do parque automóvel resultante da implementação de grandes projectos de desenvolvimento socioeconómico desta região do país.

Entretanto o comandante da PRM, Manuel Zandamela, voltou a exortar aos automobilistas para optarem por uma condução defensiva e prudente. Igualmente apelou à população para observância rigorosa das normas elementares para a circulação nas vias públicas contribuindo, desta forma, para o grande desafio do governo visando a diminuição de acidentes de viação nas rodovias do país.

Noticias

Destaques da semana