Economia Agricultura Tabagismo afecta milhares de pessoas no norte do país

Tabagismo afecta milhares de pessoas no norte do país

De acordo com a fonte, a província de Cabo Delgado ocupa o primeiro lugar no tocante aos índices de consumo desta substância. Ela posiciona-se com 38 por cento, seguida de Niassa com 29 por cento e Nampula com 22 por cento.

Naquela região, o tabagismo, de acordo com o INE, afecta com maior incidência a mulheres com um índice superior a 99.7 por cento. O género masculino atinge 83.9 por cento.

Por sinal, aquelas províncias constituem as maiores produtoras de tabaco ao nível do país, conforme Maria Alfeu, do INE – Central, falando durante a divulgação dos resultados do Inquérito Demográfico e de Saúde, em Chimoio. No encontro, ela destacou a necessidade de tomada de medidas mais eficientes para minimizar o tabagismo, substância que embora rentável, com grande peso na economia de numerosas famílias, periga a saúde das populações.

Na região sul do país, a província de Inhambane com 18 por cento, foi considerada a maior consumidora, seguida de Maputo com 16 por cento, Gaza com 14 e Maputo – Cidade com 13 por cento.

Tete, onde se encontra localizada a única fábrica de processamento de tabaco no país, o seu consumo situa-se na ordem de 20 por cento. Manica e Sofala embora também produtoras, apresentam taxas baixas, 16 e 11 por cento, respectivamente, enquanto Zambézia, ainda no centro do país, está com 13 por cento.

A Organização das Nações Unidas refere que o consumo de tabaco constitui uma das principais ameaças para a saúde humana, matando metade dos consumidores deste produto. Segundo a fonte “se reduzirmos a exposição das pessoas à publicidade do tabaco, podemos reduzir a probabilidade de que eles comecem a usar o tabaco” – salienta a ONU, citada por Maria Alfeu.

“Peço a todos os países para assumirem os seus compromissos no âmbito da Convenção Quadro da OMS para o Controle do Tabaco e implementar uma proibição total de toda a publicidade do tabaco, promoção e patrocínio. Proibir a promoção do tabaco salva vidas” – destacou a fonte, citando o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

Este ano, as celebrações do Dia do Combate ao Tabaco incidiram sobre a necessidade de banimento de mensagens publicitárias, para o desencorajamento do seu consumo.

Em Moçambique, muito particularmente na cidade de Chimoio, marcas de cigarros estão a ser amplamente divulgadas, até em mesas de refeições, ao nível das unidades hoteleiras.

Noticias